Transferência da Seção de Ré do Submarino 'Tonelero'

Foi realizada, em 29 de outubro, a transferência da Seção de Ré (S1) do Submarino “Tonelero” (S42), da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas com destino ao Estaleiro de Construção (ESC), no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), Rio de Janeiro.

Poder Naval


Com o recebimento da S1, inicia-se o processo para a montagem e integração definitiva das seções de casco do terceiro meio da classe “Riachuelo” (SBR-3), sendo a união final planejada para 11 de dezembro.

Deslocamento da seção S1 do Submarino “Tonelero” próximo ao túnel que liga a área Sul

O marco contribuiu para consolidar a capacitação técnica da Itaguaí Construções Navais (ICN), sob o gerenciamento da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, na construção de meios de elevada complexidade tecnológica, como os submarinos classe “Riachuelo”.

A seção de Ré pesa 160 toneladas e é responsável por abrigar o Motor Elétrico de Propulsão, assim como o sistema dos lemes vertical e horizontais, eixo propulsor e o hélice.

Os S-BR estão sendo construídos em cumprimento ao previsto no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que tem como objetivos a capacitação em projeto e construção de submarinos diesel-elétricos e um submarino convencional com propulsão nuclear (SN-BR), tendo como base a transferência de tecnologia (ToT) em diversas áreas, exceto na área nuclear, a utilização expressiva da indústria brasileira e o aumento da geração de empregos.

Permitirá ao País desenvolver de forma autóctone novas tecnologias, aliado à nacionalização de sistemas e equipamentos, com significativo ganho para a indústria nacional.

FONTE: Marinha do Brasil

1 Comentários

  1. Olha eu acho que esse submarino vai ficar pronto bem antes de 2030, provavelmente até 2025, posso estar enganado mas é que aparentemente estão fazendo muito progresso, não parece que vai demorar muito pra ficar pronto não, pelo menos não uma década como dizem.

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