EMBRAER ENTREGA CINCO AERONAVES SUPER TUCANO À COLÔMBIA

Evento marca a primeira exportação da aeronave militar multi-missão

São José dos Campos, 7 de dezembro de 2006 – A Embraer anuncia a entrega das primeiras cinco aeronaves Super Tucano à Força Aérea Colombiana (FAC), em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, localizada no Estado de São Paulo. O evento contou com a participação do representante oficial da FAC, Major-General Ricardo Rubianogrott; do Embaixador da Colômbia no Brasil, Mario Galofre Cano; do Presidente do Conselho e Diretor-Presidente da Embraer, Maurício Botelho; e do Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo, Luiz Carlos Aguiar, entre outros.

A Força Aérea Colombiana anunciou um pedido de 25 aeronaves de ataque leve Super Tucano em dezembro de 2005, marcando a primeira exportação deste modelo. Eles serão utilizados em missões de segurança interna e para vigilância da fronteira. O negócio inclui ainda um abrangente pacote de logística, treinamento e simulador de vôo completo.

“O Super Tucano já está em operação, realizando com sucesso missões na região da Amazônia”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.

“Acreditamos que a aeronave também será de grande utilidade para a Força Aérea Colombiana, incrementando sua capacidade operacional
nessa região.”

“Após uma exaustiva avaliação, a Força Aérea Colombiana selecionou o Super Tucano como a opção mais eficaz para a importante missão de segurança interna”, disse o Major-General Ricardo Rubianogrott, representante oficial da Força Aérea Colombiana.

Sobre o Super Tucano

O Super Tucano é uma evolução da bem-sucedida aeronave de treinamento básico Tucano que, com 650 unidades entregues, está em operação em 17 forças aéreas de todo o mundo, incluindo Brasil, Colômbia, Egito, França, Grã Bretanha e Kuwait.

O Super Tucano é uma aeronave militar multimissão – treinamento, ataque leve e familiarização com armas – disponível nas versões monoposto e biposto, e é a perfeita combinação de um turboélice de alta performance com sistemas aviônicos e de armamento de quarta geração, caracterizando-o como uma aeronave de última geração com
recursos para aumentar a capacidade operacional e de treinamento de forças aéreas.

Entre as principais inovações, podemos citar a tecnologia embarcada de simulação virtual para fins de treinamento, recurso de última geração que permite aos pilotos em treinamento aumentar sua eficiência na missão, melhorando o gerenciamento de informações e habilidades de alerta situacional diante de novos cenários operacionais.

Uma completa simulação customizada (radar virtual) para treinamento pode ser gerenciada por meio de um sistema de enlace de dados (data-link) no estado-da-arte, que também inclui receptor de alerta radar (Radar Warning Receiver – RWR), instrumentação de manobras para combate aéreo (Air Combat Maneuver Instrumentation – ACMI) e
mísseis virtuais BVR (Beyond Visual Range), entre outras simulações. O Super Tucano está inteiramente capacitado para operar no ambiente de guerra eletrônica.

Projetado para operar nos ambientes mais hostis – altas temperaturas, níveis elevados de umidade e poeira – o Super Tucano executa missões operacionais no âmbito do mais recente e sofisticado sistema de vigilância do mundo, o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). A aeronave é programada para voar em missões de vigilância diurna e noturna, perseguindo e interceptando alvos aéreos engajados em atividades ilegais. Imagens dos sensores com dados do alvo são prontamente recebidas e retransmitidas para estações de comando e controle, tanto no solo quanto aerotransportadas, e para outras aeronaves de combate no teatro de operações.

O Super Tucano é equipado com uma interface homem-máquina (Human-Machine Interface – HMI) de quarta geração, projetada para minimizar a carga de trabalho do piloto por meio da otimização de todas as suas tarefas (rastreamento, interceptação, vigilância, apoio, etc.). Com aviônicos que incluem Head Up Display (HUD) e Up Front Control Panel (UFCP), telas de cristal líquido ativas multifuncionais coloridas (Colored Multi-Function Displays – CMFD), piloto automático com planejamento de missão e sistema FLIR (Forward Looking Infrared), entre outros, o Super Tucano tem capacidade técnica muito superior a de seus competidores. O cockpit compatível com o padrão de visão noturna NVG GEN III, bem como o design ergonômico, asseguram a perfeita integração com o moderno ambiente de cabine dos caças.

Com uma performance excepcional obtida com o motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 SHP, controlado por um sistema de controle digital integrado (Full Authority Digital Engine Control – FADEC), as novidades do Super Tucano incluem um sistema de controle ambiental projetado para assegurar conforto à tripulação e um sistema de geração de oxigênio a bordo (On-Board Oxygen Generating System – OBOGS). Assentos ejetáveis Martin-Baker MK-10LCX zero-zero equipados com um dispositivo de ejeção seqüencial de três modos também foram incorporados. A blindagem da cabine garante segurança à tripulação durante missões operacionais.

A Embraer não poupou esforços para equipar o Super Tucano com um sistema de armamento que incorpora tecnologia no estado-da-arte. O avião tem capacidade para transportar uma grande variedade de armamentos típicos, tanto inteligentes quanto convencionais. Os 1.500 kg (3.307 lb) de armamento externo são distribuídos em cinco pontos duros, sem penalizar o desempenho da aeronave. (Embraer)

1 Comentários

  1. Talvez o maior acerto da Embraer, o Super Tucano conquistou até o mercado inglês para aviões de treinamento militar.

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