Programa de Modernização dos Submarinos Classe Tupi - ModSub

Informação recebida do Centro de Comunicação Social da Marinha detalha o Programa de Modernização dos Submarinos Classe Tupi ( ModSub)

Quais as modernizações previstas para os submarinos classe Tupi (IKL 1400)?

Resposta - A modernização está programada para implementação ao longo de dez anos. Em média, dois anos para cada submarino, aproveitando-se, para tanto, seus respectivos períodos de manutenção geral (PMG), previstos ocorrer a cada seis anos.

modernização inicialmente planejada resultou em custos muito superiores às possibilidades orçamentárias, levando á que fossem estabelecidas prioridades.

Em razão disso, ficou limitada fundamentalmente, aos sistemas de combãtê (sensores, sistema de direção de tiro e unídade de controle do torpedo) e às estações rádio, além de alguns componentes dos sistemas auxiliares da propulsão.

Especificamente, são as seguintes as metas para a modernização:

a - sistema SONAR, com aproveitamento da parte molhada (hidrofones e cabeação), que se encontra em bom estado, e substituição do processamento e apresentação dos sinais;

b- sistema MAGE (equípamento de medidas de apoio à guerra eletrôníca), com substituição do DR-4000 (Thales) pelo DEFENSOR, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (lPqM);

c - substituição dos equipamentos de HF, UHF,VHF e do QUADRO DE AMARRAÇÃO DE ANTENAS. Esta parte da modernização por índepender dos períodos de docagem ou de reparos, já foi iniciada com os submarinos Tupi(S-30) e Tamoio (S-31);

d - equipamentos periféricos auxiliares aos sistemas de combate e de navegação, como MESA DE PLOTAGEM, SISTEMA INERCIAL DE NAVEGAÇÃO, VELOSOM (equipamento que permite medir a velocidade do som na água, que, sendo variável, em função da temperatura, da pressão e da salinidade, afeta a propagação sonar, gerando zonas de maior ou menor probabilidade de detecção e permitindo ao submarino Identificar, identificar em função disso, as melhores profundidades para escuta e para evasão, réspectivamente) é outros;

e- mudança do gás refrigerante do sistema de ar-condicionado para o ISCEON-49, visando ao atendimento de novos requisitos ambientais (o Freon-12 está sendo proibido) e à otimização do desempenho do sistema;

f- substituição do grupo destilatório, com a instalação de grupos de osmose reversa; e

g - substituição de alguns componentes de sistemas auxiliares, como: bomba de circulação de água salgada, condensadores da frigorífica, medidores de gases (H2, O2, CO2 e fluídos diversos) e itens menores.

Fonte: Defesa@Net

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