CV-22 Osprey entregue à Força Aérea norte-americana

Aeronave é especializada para o transporte e apoio de tropas especiais

Área Militar

A força aérea norte-americana recebeu a sua primeira aeronave CV-22 Osprey, de um total de 50 unidades que deverá receber. A versão do V-22 entregue à US Air Force, é dedicada a operações especiais e dispõe de equipamentos e sistemas electrónicos destinados a apoiar os militares que transporta ou que pode recolher.

O CV-22 é um misto de aeronave de asa fixa com helicóptero, com a vantagem de poder aterrar como um helicóptero, mas ao mesmo tempo tendo a facilidade de se deslocara velocidades muito maiores que este, podendo atingir velocidades próximas das de um avião de transporte convencional como o Hercules C-130.

O programa chegou a estar em risco há alguns anos atrás, mas as necessidades decorrentes da chamada guerra ao terror e a necessidade de prover as forças especiais dos Estados Unidos da América, acabaram dando um impulso à continuação do desenvolvimento e incorporação destas aeronaves.

O CV-22, tem um custo aproximado de € 71 milhões (R$ 180 milhões) a unidade, o que o torna numa aeronave extremamente cara. No entanto, considera-se que a sua assinatura perante sensores de infravermelhos é 90% inferior à de helicópteros convencionais, além de produzir apenas um quarto do ruído de um helicóptero.

Com esta arma a Força Aérea dos Estados Unidos fica com uma aeronave que permite a colocação de unidades especiais a grandes distâncias, ao mesmo tempo que também permite a sua extracção após conclusão das operações.

As operações especiais, com infiltração em território adversário, são vistas como cada vez mais comuns pelos vários ramos das forças armadas americanas (Também a marinha americana opera já a sua versão do V-22). O CV-22 é mais um dos meios que potência a capacidade de levar a cabo essas operações nas forças militares daquele país.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem