África do Sul Vai de Patria AMV

Projeto Hoefyster: U$ 1,2 Bi para 264 Veículos
Defesa@Net

A Africa do Sul anunciou no dia de hoje (17 Maio), que está contratando com a Denel Land Systems, empresa da Denel (Pty) Ltd, como a principal contratista do novo veículo blindado de nova geração da South African National Defence Force (SANDF). O programa era conhecido popularmente como Hoefyster (Ferradura).

O anuncio foi feito no parlamento, pelo Ministro Mr Alec Erwin, Atividades Públicas, durante o seu voto no parlamento.

O contrato é para a construção de 264 veículos, baseados no Patria AMV 8x8. O valor total do contrato alcança 8 bilhões de Rands (cerca de 1,2 bilhão de dólares).”A participação das empresas Sul-Africanas deve alcançar 70% do valor total do contrato”, segundo Shaun Liebenberg, CEO da Denel.

O projeto deve envolver a DENEL e seus sub-contratados por um período de 10 anos. Serão construídas 5 versões do veículo usando a plataforma do finlandês Patria, que será construído sob licença na África do Sul. As versões previstas são: Comando, Morteiro, Míssil, Engenharia e Fire Support.

Várias unidades da Denel junto com inúmeros outros fornecedores participarão da construção das torretas do novo Veículo de Combate de Infantaria (Infantry Combat Vehicle). Denel Dynamics fornecerá o míssil Ingwe anti-carro, de longo alcance, que será usado na versão Míssil. A DLS já iniciou os trabalho no desenvolvimento do sistema de armas, que inclui o canhão nacional de 30mm e um sofisticado morteiro para ser integrado à torreta. A Divisão Denel Munitions fornecerá a munição e as granadas do morteiro.

Várias empresas Sul-Africanas estarão envolvidas incluindo a BAE Systems Land Systems OMC, que será a responsável pela produção da estrutura do veículo.

O Projeto 'Hoefyster' é visto pela indústria e governo da África do Sul como um amálgama para garantir a sustentabilidade da indústria, assim como equipá-la para competir no mercado internacional, com um produto viável comercialmente e tecnologicamente.

Também por parte das Forças Armadas o novo ICV está incorporado à política do Exército Sul-Africano “Army's Vision 2020”, anunciado no início de 2007 pelo Comandante do Exército, Tenente-General Solly Shoke. O documento determinará o futuro do Exército e quais equipamentos seriam compatíveis com a doutrina e deveriam ser adquiridos.

A primeira indicação de mudanças é o modo de operar do Exército, que deverá ter duas divisões – uma mecanizada e uma motorizada, assim como uma Brigada de Operações Especiais que deverá ser criada. O novo veículo deverá equipar estas unidades.

A nova divisão motorizada deverá ser empregada essencialmente no exterior em missões de paz e operações de segurança na própria África do Sul. A divisão mecanizada será o punho de aço do exército e deverá incorporar todos os elementos de força: infantaria, carros de combate e artilharia apoiados com um sistema logístico adequado.

A Nova Geração do ICV(Infantry Combat Vehicle)

O ICV a ser adquirido dentro do Programa Hoefyster é um veículo 8X8 , de rodas na categoria de 25 toneladas, equipado com vários tipos de torretas e equipamentos de missão a bordo para: prover e garantir a proteção e transporte para o grupo de tropas.

A configuração 8X8 dá uma melhor mobilidade em terrenos difíceis, garantindo que a infantaria possa operar: entrar e sair de áreas de conflito com o mínimo de exposição e o máximo de sobrevivência.

O veículo mantém a doutrina da `South African Land Forces' de ter a mesma mobilidade d com o emprego de veículos de rodas que são adaptados para o terreno da África. A África do Sul foi pioneira no emprego da “equal mobility using wheels”, como foi evidenciado pelo renomado obuseiro auto-propulsado G6, o veículo blindado de combate Rooikat e o Ratel ICV – que será agora substituído pelo ICV de nova geração.

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