Irkut entregará os seis primeiros Yak-130 em 2008

A fábrica de aviões russa Irkutsk – subsidiária da Irkut Corporation, entregará os primeiros seis treinadores de combate Yak-130 à Força Aérea Russa em 2008, anunciou à imprensa o presidente da orporação, Oleg Demchenko. O avião biplace foi desenvolvido pelo Bureau Yakovlev e se destina ao treinamento intermediário e avançado de pilotos militares.

A aerodinâmica, a potência das turbinas e a aviônica deste avião o permitem voar em praticamente todos os regimes característicos dos caças modernos russos ou estrangeiros, incluindo nesta lista o Su-30, MiG-29 e o F-16.


O Yak-130 pode ser usado também para treinar o emprego de armamento ar-ar ou ar-terra. Ele carrega até três toneladas de bombas e mísseis nos seus nove cabides sub alares e sob a fuselagem. De acordo com Demchenko, este treinador de combate venceu a disputa aberta pela Força Aérea Russa, da qual recebeu um contrato para o fornecimento de 12 aeronaves.
Adicionalmente, 16 unidades serão fabricadas para a Força Aérea da Argélia.


A fábrica de aeronaves de Irkutsk é muito conhecida pelo fato de varias versões do caça Su-30 serem fabricadas nela. A produção seriada do avião anfíbio Beriev Be-200 também é realizada ali.


A Corporação Irkut, como um todo, dispõe de uma base científica e tecnológica moderna que segue os padrões internacionais, além de mais de 12.000 funcionários altamente qualificados. Suas encomendas atuais totalizam mais de 5 bilhões de dólares.


Fonte: Izvestiya.ru

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem