Responderemos a um ataque de Israel!



General iraniano afirma que tem bombardeiros para atingir Israel

Um dos comandantes da força aérea iraniana, Gen. Mohamad Alavi, deu uma entrevista à agência de notícias iraniana IRNA em que afirmou que o país tem planos preparados no caso de ser necessário responder a um eventual ataque de Israel.

As afirmações do militar iraniano, vêm na sequência da escalada de tensão entre o Irão e vários países do ocidente. Ainda no fim de semana, o ministro francês das relações exteriores afirmou que a França e a Europa deve fazer planos para um eventual ataque ao Irão e em Washington, fontes próximas do Pentágono afirmaram já que os Estados Unidos têm planos para desferir um ataque fulminante sobre as instalações nucleares iranianas, mas também sobre todas as principais bases militares da força aérea, do exército e da marinha iranianas.

Segundo as declarações do general iraniano, o país desenhou um plano para lançar bombardeiros contra o Irão.

As declarações foram tomadas pela agência iraniana de notícias, mas quando contactada por agências internacionais a força aérea declinou comentar as afirmações do general.

Não se sabe que «bombardeiros» o Irão tem disponíveis para atacar Israel, já que a sua força aérea conta com um numero reduzido de aeronaves de combate. Os seus aviões com maior raio de acção são aeronaves de fabrico norte-americano mantidas através de canibalização.

O Irão terá conseguido construir um pequeno caça interceptor que está ao nível do caça americano F-5 dos anos 60, mas que no máximo tem capacidade para transportar mísseis ar-ar e nunca mísseis com capacidade de ataque ao solo.

Além disso, atacar Israel a partir do Irão parece ser uma possibilidade no mínimo lúdica, pois para atingir Israel os aviões iranianos teriam não só que sobrevoar o Iraque, onde os norte-americanos têm estacionados aviões de combate muito superiores aos seus - como teriam que atravessar o espaço aéreo Saudita e jordano, dois países árabes que não nutrem nenhuma apreciação pelo Irão Persa.

Mísseis com capacidade para atacar Israel

Se a capacidade iraniana de atacar Israel com aeronaves parece ser apenas uma declaração para consumo interno por causa da obsolescência da força aérea iraniana, a mesma coisa não acontece com a sua capacidade para desferir um ataque contra Israel utilizando mísseis.

Nesse caso, a única intervenção da força aérea do Irão seria a de caças leves que atacariam os aviões de Israel, ao mesmo tempo que as unidades iranianas equipadas com mísseis de longo alcance lançariam um ataque contra Israel.

O Irão fabrica e dispõe de uma família completa de mísseis, com diferentes capacidades, mas que têm suficiente alcance para atingir Israel.

Acredita-se que os sistemas de pontaria e precisão dos mísseis iranianos será superior à dos mísseis Scud que o Irão utilizou durante a primeira guerra do golfo contra Israel em 1991.

Embora a distância que separa as bases de lançamento iranianas de Israel, seja bastante superior à distância que separava Israel da fronteira ocidental do Iraque (próximo da Jordânia) que foi de onde Saddam lançou os Scuds contra Israel.

Sabe-se que os mísseis iranianos da classe Shahab-III (ao lado) tem um alcance de quase 2.000Km e que podem transportar carga convencional ou atómica.

O general iraniano garantiu que os sistemas de radares de defesa aérea recentemente adquiridos estão operacionais e funcionam 24 horas por dia.

O Irão está preparado mesmo para o caso de um ataque americano com mísseis de cruzeiro destinados a destruir os seus sistemas de radares.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem