Incorporado à Marinha do Brasil, Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” inicia regresso ao Brasil


CCSM

Incorporado à Marinha do Brasil no dia 8 de novembro de 2007, em cerimônia realizada em Cingapura, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” (NHo) iniciou seu regresso ao Brasil no dia 14 de dezembro.

Durante a travessia, o navio realizará visitas aos portos de Ilhas Reunião (possessão francesa localizada no Oceano Índico) e Cidade do Cabo (África do Sul), em um total de 55 dias de mar. A previsão de chegada ao Rio de Janeiro é em 15 de fevereiro deste ano.

A incorporação do navio faz parte de Convênio assinado em 2006, entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tendo a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) como interveniente.

Os recursos necessários para a aquisição do meio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com a correspondente contrapartida da Marinha do Brasil.

Depois de adequadamente equipado, o navio desenvolverá atividades de pesquisa e desenvolvimento no ambiente marinho contempladas no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (CIRM). Serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica para realização de atividades e projetos de pesquisa que farão parte do Projeto “Laboratório Nacional Embarcado (LNE)”.

CARACTERÍSTICAS DO NAVIO

Deslocamento:

1.716t (plena carga)

Dimensões:
Comprimento
Boca
Calado
Velocidade máxima

65,7 m

11,0 m

6,0 m

9 nós

Propulsão:

1 MCP Bergen diesel
HPC Ulstein
2 propulsores (thrusters) de proa
1 propulsor azimutal

2 propulsores de popa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem