Ministério da Defesa reforça socorro aos flagelados de Santa Catarina

Brasília, 24/11/2008 - O Ministério da Defesa ampliou nesta segunda-feira (24/11) o socorro às vítimas das enchentes que flagelam diversos municípios de Santa Catarina. A ajuda, iniciada no último sábado pelo Comando do Exército, por meio do 63º Batalhão de Infantaria, foi reforçada hoje pelo Comando da Aeronáutica, que deslocou para o aeroporto de Navegantes (SC), base das operações, dois helicópteros, um H-1H, do 5º/8º GAV(Grupo de Aviação), de Santa Maria, e um CH-34, do 3º/8º GAV, do Rio de Janeiro. Já há quase 400 militares em operação na região.
Um terceiro helicóptero, modelo Pantera, foi cedido pelo Comando de Aviação do Exército (sediado em Taubaté-SP), para atuar na Região de Blumenau. Até amanhã, o mesmo comando deverá enviar mais dois helicópteros à região - um Esquilo e outro Pantera.
A ajuda faz parte das medidas de socorro do governo Federal, determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a pedido de auxílio do governo do Estado de Santa Catarina. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, as Forças Armadas estão empenhadas em dar todo o suporte que estiver ao alcance dos seus meios. “ O povo catarinense merece a solidariedade e a ação de todos nós brasileiros, e nossos soldados estarão à frente da mobilização”, afirmou Jobim.
A Aeronáutica enviou para Santa Catarina, além das tripulações, uma equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Pára-SAR, especializada em busca e resgate. Os militares estão atuando no Vale do Rio Itajaí Açu, principal foco de enchentes e registro de calamidades. Nesta segunda, um helicóptero da FAB transportou bombeiros para Cananéia e Luís Alves, de onde devem ser transportados feridos e cidadãos isolados pelas cheias do rio.
Na Região de Blumenau, há duas viaturas blindadas do Exército em atividades de apoio a 35 núcleos de Defesa Civil. Também já chegaram 10 caminhões de transporte de alimentos. Nas próximas horas, duas outras viaturas blindadas chegarão a Blumenau. No total, trabalham na área 110 militares em atividades de apoio e mais 240 militares em ações externas. Em Blumenau, as atividades exercidas pelos militares consiste basicamente em transportar água e alimentos.
O apoio do Exército na Região de Florianópolis e adjacências, por meio do 63º Batalhão de Infantaria, refere-se principalmente à assistência e socorro a populações isoladas pelas enchentes. O apoio engloba o envio, por caminhões, de alimentos para as cidades catarinenses de Gaspar e Tijuca. Para Florianópolis, os militares transportaram uma caixa d’água destinada a garantir o abastecimento da cidade. Um caminhão do Exército também transportou um gerador de eletricidade para uma área que fica ao Norte de Florianópolis, na altura da rodovia SC 401.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem