Leopards 1A5 que chegaram ao Brasil servirão para estudos e fontes de peças



H. Higuchi, P. Bastos Jr. e R. Bacchi

Conforme noticiado pelo site Tecnologia & Defesa, no final do mês de janeiro de 2009 desembarcaram no Brasil os dez primeiros carros de combate Leopard 1A5, adquiridos pelo EB junto à Alemanha. Os veículos pertencem a um lote inicial de 30 (de um total de 250 adquiridos) que serão utilizados para fornecer peças e para estudos, o que deverá incluir trabalhos de engenharia reversa visando a produção de peças de reposição, segundo o site. Por isso mesmo, e diferentemente das demais 220 unidades que equiparão os 4 Regimentos de Carros de Combate (RCC) baseados no Sul do Brasil, estas primeiras não passaram pela revitalização que está sendo realizada pela KMW da Alemanha.

As dez unidades foram entregues a cinco organizações do Exército Brasileiro. Duas foram para a Escola de Material Bélico (EsMB), no Rio. O Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGRJ) e o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) receberam uma unidade cada. As seis unidades restantes foram distribuídas entre o Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar (PqRMnt/3), em Santa Maria, RS, e para o Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (PqRMnt/5) em Curitiba, PR.

Ainda segundo o site, o Leopard 1A5 recebido pelo AGSP está bem conservado e equipado (sendo notada a ausência das duas metralhadoras), podendo locomover-se por seus próprios meios.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem