SARSUB no Tikuna



O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou, no início de fevereiro, em Angra dos Reis (RJ), a Operação “SARSUB-TIKUNA 2009”.

No dia 12, foi registrado um marco histórico para este tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino “Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile.

A operação consiste em: localizar o submarino sinistrado; passagem de ar e material para prover suporte à vida dos tripulantes; escape individual pela guarita de salvamento; e acoplamento do sino de resgate à escotilha de salvamento do submarino pousado no fundo do mar, em simulação a um acidente.

Neste exercício, após a abertura da escotilha, um médico passou para o interior do submarino e quatro tripulantes passaram para o sino de resgate. Em seguida, os tripulantes foram trazidos à superfície e desembarcados no Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” (NSS), onde passaram, simuladamente, aos cuidados da equipe de médicos e enfermeiros hiperbáricos.

Esta foi a primeira vez que o NSS “Felinto Perry” realizou o acoplamento do seu sino de resgate no “Tikuna”, após já ter realizado em todos os submarinos da Classe “Tupi”.

O exercício foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer, e pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.

A operação “SARSUB-TIKUNA” foi um sucesso, qualificando e capacitando os meios navais participantes, incluindo a Marinha do Brasil no seleto grupo de países que possuem a capacidade de prestar socorro à tripulação de submarinos sinistrados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem