Marinha do Irã incorpora mini-submarino

Blog do Poder Naval

O Irã incorporou mais um mini-submarino, chamado Ghadir 948. O Irã diz que é de projeto nacional, mas na verdade este submarino midget é do projeto italiano MG110, do estaleiro Cosmos, de Livorno.  Os MG110 têm cerca de 28m de comprimento, deslocam 105 toneladas e tripulação de 6 homens. São também utilizados pelo Paquistão.

Podem carregar até 8 mergulhadores e dois torpedos pesados externamente. A velocidade na superfície é de 16km/h e pode ficar sob a água por 8h consecutivas, navegando com baterias. A autonomia é de 5 dias.

Uma fonte militar iraniana diz que “o submarino é difícil de ser detectado, pois é equipado com tecnologia que evita a detecção por sonar e pode ainda disparar mísseis e torpedos simultâneamente.”

Na verdade, esse tipo de submarino é voltado para operações de infiltração de forças especiais e de mergulhadores de combate. Podem atacar navios atracados ou fundeados em bases inimigas, lançando homens-rã ou commandos. Podem atuar também de forma limitada em operações de minagem, operações de barreira em águas rasas (especialmente no Estreito de Hormuz), missões de inteligência e de piquete.

Os MG110 podem navegar 1.000 milhas na superfície usando propulsão a diesel ou 40 milhas submersos, usando baterias. Podem mergulhar a 100m no máximo.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem