Atrasos na construção do ‘Severodvinsk’

RIA Novosti
 
A Rússia não lançará ao mar seu mais recente submarino de ataque nuclear (SSN) no dia 7 de maio como anteriormente divulgado. Autoridades do estaleiro construtor informaram apenas que o motivo está relacionado a "questões técnicas".

A data de lançamento também marcaria o aniversário de 65 anos do "Dia da Vitória", data comemorada pelos russos após a derrota nazista.

O primeiro submarino da classe Project 885 Yasen, batizado com o nome Severodvinsk iniciou sua construção em 1993 no estaleiro de Sevmash. Por diversos motivos, principalmente falta de fundos, a construção foi paralisada.

A classe Project 885 foi baseada nas classes Alfa e Akula, possuindo dimensões menores e poder de fogo aumentado. Cada submarino dessa classe pode transportar até 34 mísseis de cruzeiro, incluindo os modelos 3M51 Alfa SLCM, SS-NX-26 Oniks SLCM e SS-N-21 Granat/Sampson SLCM.

Mesmo com os atrasos, espera-se que o Severodvinsk entre em atividade na Marinha da Rússia no final de 2010 ou início de 2011.

O Kazan, nome da segunda unidade da mesma classe, teve sua quilha batida em 2009. Esta unidade incorpora novas melhorias e sistemas de armas mais moderno. A construção dessa nova classe de SSN é uma das prioridades no reequipamento das forças militares da Rússia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem