Curso de extensão leva debate sobre Defesa a universitários do Nordeste

Iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. Para organizadores, evento ajudou a combater escassez de debates sobre a temática na região

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa


Brasília, 09/06/2011 – Uma iniciativa recente deu mais robustez ao esforço, empreendido pelo Ministério da Defesa, de discutir o tema Defesa Nacional fora do âmbito militar. Na primeira semana de junho, o Laboratório de Estudos de Conflitos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) concluiu, em parceria com o Ministério, o 1° Curso de Extensão em Defesa Nacional no Nordeste.

O curso faz parte do Programa Defesa Nacional em Debate, coordenado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa. O objetivo é proporcionar um ambiente de reflexão acerca de questões que envolvem a Defesa Nacional, de acordo com as orientações da Estratégia Nacional de Defesa. Foi a primeira iniciativa dessa natureza no Nordeste.

Presente ao evento, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ressaltou a importância de aproximar a sociedade brasileira dessa temática. Jobim destacou, em especial, o aspecto inovador de reunir autoridades e especialistas num mesmo fórum com “alunos civis” discutindo temas de Defesa Nacional.

Ao todo, o curso reuniu cerca de 200 participantes, entre autoridades, especialistas, alunos de graduação e de pós-graduação e profissionais de diversas áreas. “Foi um sucesso. Chegamos a administrar lista de espera”, afirmou a coordenadora-geral do evento, professora Tereza Cristina, doutora e decana do curso de Relações Internacionais da UFS.

Presente também aos debates, o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto, afirmou que a reflexão acerca da Defesa Nacional demonstra o amadurecimento da sociedade brasileira. “Isso só é possível porque conquistamos a democracia e esse curso demonstra, de forma muito clara, a consolidação do nosso processo democrático”.

As atividades foram organizadas de modo que os participantes pudessem se aprofundar em um tema geral por dia, a partir de palestras e debates. Abrangente, o curso discutiu desde as perspectivas geopolíticas na política externa brasileira à realização de operações conjuntas, complementares e de paz, além do emprego das Forças Armadas na segurança pública.

“Procuramos abarcar o maior número de temas possível, dada a carência de debates dessa natureza no Nordeste”, afirmou a professora Tereza Cristina. “Diferentemente do que ocorre no centro-sul do país, discussões sobre a temática de Defesa não são habituais por aqui”, completou.

Natália Oliveira Costa, aluna do 5º semestre do curso de Relações Internacionais da UFS, definiu sua participação no curso de extensão como uma “experiência engrandecedora”. Na avaliação da aluna, o curso serviu para abrir as portas para debates sobre Defesa no Nordeste. “As discussões foram intensas e os alunos estiveram muito comprometidos, especialmente aqueles que, como eu, têm interesse em realizar estudos nessa área”, afirmou.

O próximo Curso de Extensão em Defesa Nacional deverá ser realizado em outubro, em Brasília. Mas já há previsão para que a iniciativa retorne ao Nordeste. Segundo informações da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, uma parceria com a Universidade Estadual da Paraíba irá viabilizar a realização do evento em João Pessoa, no primeiro semestre do ano que vem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem