1º Grupo de Aviação de Caça comemora 68 anos

Fonte: OCS 1º GAVCA.

A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) celebrou, no dia 19 de dezembro, no Campo Nero Moura, o 68º Aniversário do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). A solenidade militar foi presidida pelo Brigadeiro do Ar Oswaldo Machado Carlos de Souza, Subdiretor Técnico da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB). No evento estiveram presentes os Veteranos do 1° GAVCA que lutaram durante a Segunda Grande Guerra, Major Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima e Major Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos. Participaram da cerimônia também, entre outras autoridades, o Comandante da Terceira Força Aérea, Brigadeiro do Ar Paulo Érico Santos de Oliveira e o Comandante da BASC, Coronel Aviador Arnaldo Silva Lima Filho.

Durante a cerimonia foram homenageados o Graduado e Praça Padrão do ano, como também o Oficial e o Graduado que mais se destacaram na área de Segurança de Voo na Unidade. O sobrevôo das aeronaves F-5EM do 1° GAVCA realçou a solenidade. Após o desfile da tropa, todos foram convidados para participarem do lançamento da quarta edição do livro Senta a Púa, de autoria do Major Brigadeiro Rui Moreira Lima.

A nova edição traz declarações inéditas de veteranos de guerra, algumas histórias e novos detalhes. “Senta a Púa” é um dos melhores registros feitos sobre a campanha da Força Aérea Brasileira (FAB) na Itália, no esforço aliado contra o nazismo. O autor reuniu depoimentos de integrantes do Grupo de Caça que ajudam a entender a trajetória dos militares da FAB na Segunda Guerra: da criação da unidade, em 1943, o treinamento realizado no exterior e o combate (1944 a 1945).

O autor participou de 94 missões de combate na Itália, durante a Segunda Guerra, a bordo de lendários aviões P-47 Thunderbolt, e reuniu em capítulos o melhor da história de heroísmo do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA). “O livro foi reformulado. Está mais fácil de ler e, principalmente, teremos uma edição em inglês”, explicou o Major Brigadeiro Rui enquanto autografava exemplares durante as comemorações dos 68 anos do 1º GAVCA.

O 1° Grupo de Aviação de Caça foi criado do Decreto nº 6.123, de 18 de dezembro de 1943, a unidade lutou na Itália na Segunda Guerra. Atualmente, o 1º GAVCA trabalha para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, sendo o responsável pela Defesa Aérea do mais importante pólo econômico do país.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem