Papel do Brasil na questão é importante, diz americano

RAFAEL MORAES MOURA, BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Em entrevista exclusiva ao Estado, o secretário-assistente para Segurança Internacional e Não Proliferação dos EUA, Thomas Countryman, disse que o governo de Barack Obama acredita que o Brasil pode desempenhar um importante papel na questão do programa nuclear iraniano. "Espero que cada país preocupado com o futuro do desarmamento venha a público e fale suas posições. O Irã está violando decisões do Conselho de Segurança da ONU e da Agência Internacional de Energia Atômica – e quanto mais países expressarem suas críticas, maiores as chances de o Irã mudar seu caminho. A voz brasileira é importante em todas as discussões."

Para Countryman, apesar das ameaças representadas por Irã e Coreia do Norte, o mundo está mais seguro. "Se você analisar a história, há menos pessoas hoje morrendo em virtude de guerras e violência do que em qualquer período do passado, apesar de permanecer a ameaça de terroristas ou Estados criarem armas. Se você quiser ser um otimista, precisa trabalhar e planejar como se fosse pessimista, preparar os piores cenários e fazer tudo para que eles não ocorram."

Countryman também discutiu com as autoridades brasileiras a adesão do País a protocolos adicionais do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), do qual o Brasil é signatário. A adesão é voluntária, mas potências atômicas têm pressionado países desarmados a aderir. O Brasil resiste, por temer que isso comprometa a confidencialidade das atividades brasileiras.

"Esse é um diálogo de longo prazo, já tivemos essa discussão outras vezes. Não é uma questão de pressão, e sim de diálogo entre dois parceiros que apresentam suas opiniões sempre de forma respeitosa", afirmou. "Também não é uma questão de prazos - não são muito produtivos em relações internacionais -, mas há algumas exceções." Sobre a Coreia do Norte, que anunciou na semana passada que suspenderia os testes e enriquecimento de urânio e até que inspetores estrangeiros monitorassem suas atividades, Countryman diz que se trata de um "começo que pode dar bons resultados".

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem