Ataque de drone americano mata insurgentes no Paquistão

Pelo menos quatro pessoas morreram na fronteira com o Afeganistão.
Vítimas seriam combatentes de fora, incluindo um árabe e um turcomano.


France Presse

Um ataque de drone americano matou nesta quinta-feira (30) pelo menos quatro supostos insurgentes nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, informaram fontes locais.

O ataque aconteceu na localidade de Nargas, a 25 quilômetros de Wana, a principal cidade do Waziristão do Sul, um reduto dos talibãs, da Al-Qaeda e de combatentes estrangeiros, como uzbeques ou uigures.

Na semana passada, o Departamento de Estado americano adicionou à lista de "terroristas internacionais" o nome de um dos principais comandantes talibãs no Waziristão do Sul, Khan Said Sajna, apesar do insurgente ter rompido há alguns meses sua relação com a direção central do Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, talibãs paquistaneses).

De acordo com fontes locais, no entanto, as quatro vítimas do ataque são combatentes estrangeiros, incluindo um árabe e um turcomano.

As forças americanas, que bombardeiam há quase 10 anos as zonas tribais do noroeste do Paquistão, reduziram as operações no início do ano para facilitar as negociações de paz entre o governo de Islamabad e o TTP.

Mas Washington decidiu retomar os ataques depois de uma operação em junho do exército paquistanês no Waziristão do Norte, prova do fracasso das negociações.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem