18 janeiro 2017

OVNI e Guerra Fria ganham destaque em arquivos publicados pela CIA

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês) publicou um arquivo de documentos que inclui 13 milhões de páginas, informa a CNN. 


Sputnik

A fonte destaca que, antes, esses arquivos só podiam ser consultados em quatro terminais de computador do Arquivo Nacional do estado de Maryland. A CIA planejava a publicação dos documentos desclassificados na Internet até o final de 2017, mais o processo foi acelerado.

Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês)
© AP Photo/ Carolyn Kaster
"O acesso a estes documentos já não está condicionado pelos limites geográficos", informou Joseph Lambert, chefe de departamento da CIA para o controle informacional.

Ao mesmo tempo, o porta-voz da CIA, Heather Fritz Horniak, destacou que não se trata de "uma seleção minuciosa de [dados]", mas sim da "história completa, com momentos bons e maus".

Segundo foi informado, a inteligência publicou documentos sobre as atividades da CIA durante a Guerra no Vietnã, Guerra da Coreia e Guerra Fria, além de apresentar dados sobre o suposto aparecimento de OVNIs e sobre o projeto militar confidencial Stargate, que, entre outras, fazia pesquisas sobre as capacidades humanas de "ver eventos" e recolher informações a grande distância.

Postar um comentário