Sérvia recebe jatos russos MiG-29 durante tensão nos Balcãs

A Rússia iniciou nesta segunda-feira a entrega de seis aviões de combate MiG-29 à Sérvia, parte do hardware militar prometido por Moscou que poderia piorar as tensões nos Bálcãs cansados ​​da guerra.


Por Dusan Stojanovic | The Associated Press | Poder Aéreo

BELGRADO, Sérvia — Dois dos aviões de guerra desmontados foram transportados em um avião de carga russo que aterrissou em um aeroporto militar perto de Belgrado na tarde de segunda-feira. Todos os seis devem chegar até 20 de outubro, quando o ministro russo da Defesa Sergei Shoigu é esperado na capital sérvia.


MiG-29 da Sérvia

Moscou está entregando os MiGs gratuitamente, mas estima-se que a revisão das aeronaves de segunda mão custará à Sérvia cerca de US$ 236 milhões.

A Rússia também prometeu a entrega de 30 tanques de batalha e 30 veículos blindados para a Sérvia, que estave em guerra com seus vizinhos, Croácia, Bósnia e Kosovo na década de 1990, durante a sangrenta dissolução da ex-Jugoslávia.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse na segunda-feira que, além dos jatos, o país aumentará a defesa antiaérea, e está negociando a compra dos sistemas S-300 fabricados na Rússia.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem