De que é capaz o novo sistema antiaéreo russo?

Um grande arsenal de mísseis de médio e curto alcance, o acompanhamento simultâneo de dezenas de aviões e uma precisão de quase 100% – os novos sistemas S-350 Vityaz vão proteger as cidades e infraestruturas estratégicas industriais russas. No ano corrente se inicia sua produção em série e o fornecimento ao exército.


Sputnik

Os testes estatais dos S-350 foram realizados com bastante sucesso. Até ao fim do ano está planejado que o primeiro sistema será encaminhado ao centro de treinamento das forças antiaéreas na região de Leningrado. Os militares deverão obter capacidades profissionais para trabalhar com os S-350, que foram elaborados para substituir os sistemas S-300PS, que ainda têm um alto nível de eficácia, mas já não são novos.

Sistema da defesa antiaérea S-350 Vityaz
S-350 Vityaz © Sputnik / Рамиль Ситдико

O sistema S-350 Vityaz foi desenvolvido pela empresa Almaz-Antey a partir da primeira metade dos anos 2000. O sistema consiste de um veículo lançador de mísseis autopropulsado, um radar de cobertura total com varrimento eletrônico espacial e um posto de comando instalado no chassi do veículo especial BAZ. O S-350 Vityaz dispara mísseis terra-ar de médio alcance usados no sistema S-400, bem como mísseis de curto alcance.

Soldado universal

"As Forças Armadas possuem um grande número de S-300P e S-300PS, eles constituem cerca de 50 divisões. O prazo do serviço desses sistemas já se esgotou. Eles vão ser substituídos pelo S-350, um sistema de defesa antiaérea e antimíssil de médio alcance com uma reserva de munições aumentada", disse o editor da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria, em russo), Viktor Murakhovsky na entrevista à Sputinik.

O Vityaz pode ser equipado com dois tipos de mísseis. O primeiro é o 9М100, que se destina para neutralização de quaisquer objetos balísticos e aerodinâmicos em um raio de 120 km. Entretanto, a velocidade dos alvos pode atingir 4,8 km por segundo, o que é típico para os mísseis da classe tática e tático-operacional.

O segundo é o 9М96, que pode interceptar os alvos em um raio de 15 km. "Isso são, regra geral, objetos que voam a baixa altitude, tais como: mísseis de cruzeiro, drones, etc. A velocidade do alvo a neutralizar pode alcançar mil metros por segundo. Dotado com esse tipo de mísseis, o Vityaz corresponde aos sistemas de curto alcance. Hoje os S-350 são considerados como um dos elementos do sistema geral automatizado de defesa antiaérea. Como sistema de defesa antiaérea de infraestruturas, este é um sistema moderno que é significativamente mais barato que o S-400", acrescentou Murakhovsky.

Um papel especial

A reserva de munições de cada divisão de Vityaz inclui 144 mísseis, o que supera em duas vezes o arsenal dos S-300PS. O radar multifuncional é capaz de acompanhar simultaneamente até cem alvos. Cada S-350 pode aniquilar até 16 alvos aerodinâmicos (aviões, mísseis de cruzeiro ou drones) ou 12 balísticos (ogivas de mísseis táticos ou tático-operacionais).

"O S-350 é um sistema muito resistente a interferências e com grande capacidade de fogo. Destina-se a disparar contra um inimigo que realiza um ataque com grande densidade a baixa altitude. Podemos falar sobre intercepção de dezenas de aviões por minuto. O S-350 tem seu espaço próprio entre os armamentos desse tipo, eles são mais um complemento que um substituto para o Buk", explicou o analista Mikhail Khodarenok em entrevista à Sputnik.

Segundo ele, atualmente a Força Aeroespacial da Rússia possui, como base, dois tipos de sistemas de defesa antiaérea – S-400 e S-300PM em diferentes modificações. Ambos os sistemas são de longo alcance e funcionam mais ou menos na mesma gama, o que nem sempre é justificável na proteção de infraestruturas importantes.

"Claro que o longo alcance é importante, mas não tem uma relevância tão grande em combate", frisou o analista.

"Por mais potente e eficaz que seja o radar, um alvo voando em alturas extremamente baixas será detectado pelo radar apenas em um raio de 25-30 km. Neste caso, uma reação rápida e um grande potencial de fogo são mais necessários, e é isso que distingue o S-350", acrescentou o analista.

Um escudo confiável

O Ministério de Defesa da Rússia presta grande atenção à defesa antiaérea e antimíssil. Vale destacar, que os S-400 têm uma elevada demanda não só na Rússia, mas também no estrangeiro. Esses sistemas são capazes de aniquilar alvos aerodinâmicos a distâncias até 300 km e alvos balísticos – até 60 km. Os EUA tentam obrigar a Turquia a desistir da compra dos S-400, ameaçando com sanções e com o cancelamento do fornecimento dos caças F-35 de 5ª geração. Entretanto, apesar de todos os obstáculos a Turquia vai receber o primeiro lote de sistemas S-400 já em julho.

Smartphone LG K9 16GB Dual Chip 5.0 Câmera 8MP Selfie 5MP Android TV Digital Android 7.0 Preto

Smartphone LG K9 16GB Dual Chip 5.0 Câmera 8MP Selfie 5MP Android TV Digital Android 7.0 Preto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem