ThyssenKrupp Marine Systems lança sistema AIP de célula de combustível de quarta geração

Durante sua conferência submarina quadrienal SubCon realizada em Kiel, a ThyssenKrupp Marine Systems apresentou a célula de combustível de quarta geração (FC4G) para aplicações submarinas depois de concluir um extenso programa de teste com mais de 70.000 horas de operação no ambiente de teste. Isso é uma melhoria de um sistema já incomparável e comprovado.


Poder Naval

O Dr. Rolf Wirtz, CEO da ThyssenKrupp Marine Systems: “Nossos clientes usam nossos sistemas de células de combustível há mais de 15 anos. Com esta quarta geração, estamos fazendo algo ainda maior. Este é o próximo grande passo com grandes melhorias em disponibilidade, redundância e sigilo. Tenho orgulho de estar novamente avançando com nossos clientes, estabelecendo novos padrões”.


O FC4G foi projetado para ser um sistema modular de alta disponibilidade composto por componentes redundantes para manter um desempenho máximo o tempo todo. Em termos de armazenamento de H2, os sistemas contam com o sistema comprovado e excepcionalmente seguro de cilindros de hidreto metálico como as gerações anteriores. Esses cilindros não contêm nenhum componente ativo; assim, reduzindo a falha a um mínimo mantendo as moléculas de hidrogênio seguras no lugar da estrutura cristalina do hidreto. Como o hidrogênio é fornecido ao sistema em sua forma mais pura, nenhuma conversão química é necessária e, com isso, a eficiência do sistema geral permanece muito alta.

Por outro lado, os sistemas reformadores inevitavelmente criam CO2 a partir de um combustível líquido, como o óleo diesel, deixando um rastro de CO2 – e potencialmente outros subprodutos contidos no óleo diesel, como o enxofre – que devem ser dissolvidos na água do mar ao redor, operando bombas elétricas. O mesmo se aplica aos sistemas AIP baseados em outros princípios, como motores Stirling, diesel de ciclo fechado ou turbinas a vapor de ciclo fechado.

Não é assim com o sistema FC4G. O único subproduto além da energia elétrica é a água pura, que é armazenada a bordo para compensação de peso. O H2 está facilmente disponível onde quer que a indústria química esteja operando, normalmente em todos os países clientes, ou pode ser produzida utilizando fontes de energia verde, dividindo a água em H2 e O2.

As assinaturas gerais do FC4G são as mais favoráveis ​​do mercado. Nenhum subproduto é descartado, as assinaturas térmicas e acústicas são reduzidas ao mínimo, enquanto a eficiência geral do sistema é duas vezes melhor que qualquer motor de combustão.

Philipp Schön, chefe de de vendas de produtos de submarinos: “Essas são as razões pelas quais 38 sistemas foram contratados até agora com 7 marinhas clientes, outros 10 sistemas atualmente em negociação”.

Com cerca de 6.000 funcionários, a ThyssenKrupp Marine Systems é uma das principais empresas marítimas do mundo e fornecedora de sistemas na construção naval submarina e de superfície, além de eletrônica marítima e tecnologia de segurança. Mais de 180 anos de história e a busca constante de melhorias são a base do sucesso da empresa em estabelecer constantemente novos padrões.

A ThyssenKrupp Marine Systems oferece soluções personalizadas para desafios altamente complexos em um mundo em mudança. As forças motrizes por trás disso são os funcionários da empresa, que moldam o futuro da ThyssenKrupp Marine Systems com paixão e comprometimento todos os dias.

FONTE: ThyssenKrupp Marine Systems

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