EUA estariam planejando deixar Tratado Internacional de Céus Abertos, segundo congressista

O congressista democrata Eliot Engel alertou a Administração para não se retirar do acordo, já que o considera de fundamental importância para os interesses de segurança nacional dos EUA.


Sputnik

O congressista norte-americano enviou uma carta ao assessor de Segurança Nacional Robert O’Brien expressando sua preocupação devido à intenção da Administração Trump de abandonar o Tratado de Céus Abertos.

Resultado de imagem para tratado de céus abertos
Reprodução

"Estou profundamente preocupado com as informações de que a Administração Trump está considerando se retirar do Tratado de Céus Abertos e faço um alerta contra uma ação tão imprudente", escreveu Engel.

Ele também enfatizou que esse passo "seria prejudicial para os interesses de segurança nacional dos aliados e parceiros" do país.

A Casa Branca e o Departamento de Estado norte-americano não se pronunciaram a respeito do caso.

Segundo Engel, Washington "não deve abandonar os mecanismos que proporcionam aos EUA uma ferramenta importante para manter a vigilância sobre a Rússia", já que o tratado estabelece um regime de voos de observação sobre os territórios dos Estados participantes.

O tratado foi assinado em 24 de março de 1992 em Helsinki, na Finlândia, por representantes de 23 países membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Smart TV LED 50” Sony KDL-50W665F Full HD - Wi-Fi HDR 2 HDMI 2 USB

Smart TV LED 50” Sony KDL-50W665F Full HD - Wi-Fi HDR 2 HDMI 2 USB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem