Noruega defende não expulsar Turquia da OTAN por ofensiva na Síria

A primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, afirma que é melhor ter a Turquia dentro da OTAN do que fora dela, apesar da oposição que membros do grupo têm contra a ofensiva militar de Ancara na Síria.


Sputnik

"É importante tê-los em nossa família e discutir. Acho mais fácil trabalhar com eles dessa maneira", disse Solberg em entrevista coletiva em Berlin, ao lado da chanceler alemã Angela Merkel. 

Militares do Exército Livre da Síria passando em veículos pela fronteira turco-síria após a Turquia ter lançado a operação militar Primavera da Paz no nordeste da Síria
© Sputnik / Stringer

A premiê norueguesa também se alinhou a Merkel ao condenar fortemente as ações da Turquia e afirmar que a Noruega suspendeu as exportações de armas à Turquia, seguindo o exemplo da Alemanha, França e seus vizinhos escandinavos.

Reportagem divulgada pelo The New York Times afirma que os Estados Unidos estudam retirar as armas nucleares que mantêm na Turquia, o que sinalizaria uma fragilização ainda maior da relação entre Washington e Ancara.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lançou em 9 de outubro uma ofensiva na Síria, batizada de Fonte de Paz. A operação ocorreu logo após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar a retirada das tropas dos EUA de suas bases na Síria. O objetivo declarado da Turquia é garantir sua segurança territorial frente ao que considera ameaças terroristas e estabelecer uma zona de segurança de 30 quilômetros nas proximidades de sua fronteira.

Sapato Social West Coast Noruega Basic Masculino

Sapato Social West Coast Noruega Basic Masculino

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem