Atividades da OTAN no Ártico preocupam diplomacia da Rússia

O aumento da atividade militar de alguns estados membros da OTAN na região do Ártico não contribui para manter a segurança na região, disse a Embaixada da Rússia na Noruega nesta quinta-feira (7).


Sputnik

A afirmação veio em meio a comentários sobre os recentes exercícios militares antissubmarinos realizados em conjunto por Estados Unidos e Reino Unido no mar da Noruega.

Marinhas dos EUA e do Reino Unido realizam exercícios marítimos conjuntos no Ártico (foto de arquivo)
© Foto / Marinha dos EUA

O exercício militar conjunto entre a 6ª frota dos EUA e o Reino foi realizado no dia 1º de maio deste ano. O exercício contou com quatro navios, um submarino dos EUA e uma aeronave de reconhecimento Boeing P8-A.

"É bastante óbvio que o desenvolvimento de atividades militares semelhantes por vários países da OTAN no Ártico não contribui para a manutenção da segurança geral, estabilidade e previsibilidade na região", disse a missão diplomática russa em entrevista publicada pela Norwegian Broadcasting Corporation (NRK).

A embaixada russa na Noruega observou que é importante restaurar a confiança mútua e os laços militares de pleno direito, bem como iniciar negociações, apesar da política de Washington de retirar-se do sistema de controle de armas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem