Integração das seções de casco do submarino Tonelero – S42

A união de três seções de casco do Submarino “Tonelero” (S42), o terceiro dos quatro submarinos em construção pela Itaguaí Construções Navais (ICN), no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), foi realizada, com êxito, no dia 3 de setembro, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada na Área Norte do Complexo Naval de Itaguaí, no Sul do estado do Rio de Janeiro.

Poder Naval

A etapa industrial cumprida na UFEM corresponde à união de três das cinco seções de casco, assim como à instalação de sistemas e equipamentos, o que representa mais uma importante etapa no processo de fabricação do “Tonelero”, a exemplo do que ocorreu com o Submarino “Riachuelo” (S40).

Vista externa da solda de união das seções
Vista externa da solda de união das seções

O Riachuelo atualmente encontra-se em provas de mar que precedem a entrega ao Setor Operativo da Marinha. O Submarino “Humaitá” (S41) está em fase final de prontificação no Estaleiro de Construção e seu lançamento ao mar está previsto para dezembro deste ano.

Com o avanço do PROSUB, que também inclui a construção da Seção de Qualificação do primeiro submarino com propulsão nuclear “Álvaro Alberto” (SN-BR) prevista para 2020, novas tecnologias estão sendo adquiridas nas áreas de projeto e construção de submarinos e de nacionalização de sistemas e equipamentos.

Assim, o Brasil poderá consolidar sua indústria de Defesa e outros setores da economia, alcançando, ao final do PROSUB, uma posição de destaque no seleto grupo de países que projetam, constroem, operam e reparam submarinos.

FONTE: Marinha do Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem