Submarinos da classe Kilo-II da Rússia têm algumas armas verdadeiramente impressionantes

O 'Buraco Negro' pode aprender alguns novos truques — ao que parece.

Por Peter Suciu | The National Interest

O esforço da Marinha Russa para melhorar sua Frota do Pacífico continuou a sério este ano. Durante o verão, Moscou anunciou que a Frota do Pacífico receberia quinze novos navios de guerra e navios de abastecimento que operariam no Extremo Oriente até o final deste ano. Na semana passada, a Marinha russa se aproximou dessas metas quando anunciou que o submarino diesel-elétrico Volkhov entraria em serviço com a Frota do Pacífico em 24 de outubro.


"O submarino Volkhov, o segundo de uma série de seis navios em construção no Estaleiro do Almirantado para a Frota do Pacífico da Rússia, será aceito para serviço com a Marinha russa em 24 de outubro, em cumprimento a uma ordem do comandante-em-chefe da Marinha, almirante Nikolai Yevmenov", disse o porta-voz da Marinha russa, capitão Igor Dygalo, à Tass.

O levantamento cerimonial da bandeira de Santo André, o alferes naval da Rússia, a bordo do submarino acontecerá no Estaleiro do Almirantado.

O submarino, que foi lançado em 2017 e flutuou em dezembro de 2019, completou seus testes marítimos durante o verão. Do final de junho até o final de julho, os construtores verificaram os sistemas de sonar, radar, comunicações e suporte de vida do submarino, bem como outros equipamentos. O Volkhov também realizou com sucesso suas submergências planejadas, enquanto todos os sistemas e mecanismos foram relatados ter operado no modo normal e em total conformidade com as características operacionais indicadas.

Segundo de Seis

O Projeto 636.3 Submarinos da classe Varshavyanka (nome de reportagem da OTAN: Improved Kilo-II) foi referido como a terceira geração de grandes cruzadores subaquáticos diesel-elétricos em serviço com a Marinha russa. Os submarinos da classe Kilo melhorados, que foram apelidados de "Buracos Negros" pela Marinha dos EUA, são destinados a operações em águas mais rasas e costeiras e são encarregados de guerra antinavio e antissubmarino. Eles carregam uma tripulação de 52 submarinos.

O Volkhov é o segundo dos seis submarinos diesel-elétricos construídos pelo Estaleiro do Almirantado para a frota do Pacífico. O primeiro barco deste Projeto, o Petropavlovsk-Kamchatsky, foi entregue à Marinha em dezembro passado, enquanto o Estaleiro do Almirantado está atualmente construindo mais dois submarinos deste tipo para a Frota do Pacífico: o Magadan e o Ufa.

A Rússia vem aumentando constantemente sua frota de submarinos nos últimos anos, e três dos submarinos da classe Varshavyanka também foram entregues pelos estaleiros do Almirantado à Frota do Mar Negro da Rússia em 2014.

Os submarinos do Projeto 636,3 têm 74 metros de comprimento e deslocam mais de 3.900 toneladas, e devido ao seu casco forte, os submarinos têm uma profundidade operacional de 240 metros e podem mergulhar a uma profundidade máxima de 300 metros. Os submarinos têm um alcance operacional de até 7.500 milhas. Os submarinos russos têm sido considerados entre os cruzadores subaquáticos mais silenciosos do mundo, e os barcos podem viajar a velocidades de até vinte nós, enquanto eles têm resistência marítima de quarenta e cinco dias.

Os barcos estão armados com mísseis de cruzeiro Kalibr-PL que são lançados de tubos de torpedo da posição submersa do submarino. Eles também são fornecidos com modernos sistemas de radar e comunicações, sonares e torpedos de 533 milímetros.

Peter Suciu é um escritor de Michigan que contribuiu para mais de quatro dúzias de revistas, jornais e sites. É autor de vários livros sobre capacetes militares, incluindo A Gallery of Military Headdress, que está disponível na Amazon.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem