Caça leve russo Checkmate terá 100% de demanda no mercado internacional, diz chefe do serviço

O caça leve monomotor russo Checkmate terá 100% de demanda no mercado internacional, afirmou na quarta-feira (25) o chefe do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar, Dmitry Shugaev.

Sputnik


"Será um aparelho bem demandado", disse Dmitry Shugaev em transmissão do canal de televisão Zvezda.

© Sputnik / Aleksei Maishev

Ele adicionou que a Rússia por muito tempo não tem participado de concursos para fornecimento de caças monomotores, uma vez que no país "houve certa pausa na criação de caças monomotores de nova geração".

"A aeronave terá demanda no estrangeiro, sei isso 100%", notou.

Conforme esclareceu depois à Sputnik, os concorrentes principais do caça Checkmate serão o americano F-35, o sueco JAS-39 Gripen, o sino-paquistanês JF-17 Thunder e o francês Rafale.

"Assumimos que o Checkmate pode ser demandado no Oriente Médio, na América Latina, no Sudeste Asiático e entre nossos parceiros da CEI [Comunidade dos Estados Independentes] e da OTSC [Organização do Tratado de Segurança Coletiva]", detalhou.

Checkmate é um novíssimo caça leve monomotor russo de quinta geração, cujo protótipo foi revelado ao público pela primeira vez neste mês de julho de 2021 no Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

No avião promissor foram incorporadas soluções criadas para o caça de quinta geração Su-57, e o aparelho tem aparência semelhante, mas será mais leve de modo significativo devido à instalação de apenas um motor. O avião será fabricado com utilização da tecnologia stealth, receberá aviônica novíssima e a possibilidade de dirigir pequenos veículos não-tripulados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem