Embaixador russo no Afeganistão avalia situação em Cabul

A situação em Cabul permanece calma pelo oitavo dia consecutivo. Este foi anunciado no sábado, 21 de agosto, pelo embaixador russo no Afeganistão Dmitry Zhirnov no ar do canal do YouTube "Solovyov Live".

Izvestia


"Pelo oitavo dia consecutivo, está tudo bem. Fomos à cidade hoje para ver nossos próprios olhos. Eles se certificaram, assim é", garantiu o diplomata.

Foto: Global Look Press/Saifurahman Safi/XinHua

Segundo Zhirnov, Moscou vai monitorar a situação no país sob o novo governo.

Ele também disse que mais cedo no sábado um representante do escritório político do movimento talibã (uma organização terrorista proibida na Rússia) visitou a Embaixada russa. Os talibãs transmitiram uma proposta às autoridades em Panjshir para chegar a um acordo político, disse o diplomata.

"Eles pediram que a Rússia transmitisse aos líderes e residentes de Panjshir o seguinte: até o momento, os talibãs não fizeram uma única tentativa de entrar em Panjshir à força, o grupo espera encontrar uma maneira pacífica de resolver a situação, por exemplo, através da chegada a um acordo político", acrescentou Zhirnov.

No início do dia, um porta-voz do Talibã radical anunciou a introdução de um novo sistema de governo no Afeganistão. Segundo ele, a nova forma de governo terá como objetivo proteger os direitos de toda a população.

Na véspera do representante do Talibã disse que no Afeganistão haverá uma nova constituição, que é uma necessidade nas condições de situação de emergência no país. Segundo ele, no momento é necessário atender às necessidades das pessoas, superar o vácuo e, em seguida, dar outras medidas.

Há dois dias, o porta-voz do Talibã, Qary Yusuf Ahmadi, disse que o líder supremo do movimento radical, Mulavi Haibatullah Akhundzada, havia ordenado a libertação de prisioneiros políticos de todas as prisões do país.

Em 16 de agosto, o Conselho de Segurança da ONU também pediu a cessação imediata das hostilidades e a criação de um novo governo inclusivo no Afeganistão. Esta última implica a participação plena, igual e significativa das mulheres.

Militantes talibãs entraram em Cabul em 15 de agosto, após o qual declararam o "fim da guerra" no Afeganistão. Eles pretendem anunciar a criação do Emirado Islâmico do Afeganistão, e também exigiram a retirada de tropas estrangeiras do país.

No mesmo dia, o presidente Ashraf Ghani renunciou e deixou o país, chamando sua decisão de renunciar a uma maneira de "evitar a carnificina". Por sua vez, o vice-presidente do Afeganistão sob o comando de Ghani Amrullah Saleh declarou-se o chefe de Estado interino.

A situação no Afeganistão começou a piorar depois que os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas no início de maio de 2021, planejando concluir a operação antes do final de agosto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem