Armênia declara estabilização da situação na fronteira com o Azerbaijão

Em 14 de novembro, o Ministério da Defesa da Armênia anunciou a relativa estabilização da situação na fronteira com o Azerbaijão, onde, como relatado anteriormente, as Forças Armadas do Azerbaijão tentaram avançar suas posições.

Izvestia


"A partir das 19:00 (18:00 hora de Moscou), a situação na direção leste da fronteira armênio-azerbaijão, onde as unidades das Forças Armadas do Azerbaijão tentaram garantir o avanço posicional, se estabilizou relativamente. Não há tiroteio. Estão em andamento negociações para resolver a situação. Do lado armênio, não há vítimas", disse o ministério.

Foto: Ministério da Defesa armênio

Além disso, o ministério disse que a informação se espalhou nas redes sociais de que veículos blindados das Forças Armadas do Azerbaijão entraram no território armênio nesta seção da fronteira não é verdade.

Mais cedo no domingo, foi relatado que as forças armadas do Azerbaijão tentaram uma ofensiva na direção leste da fronteira com a Armênia, após a qual se seguiu um tiroteio. Notou-se que os militares armênios impediram as tentativas do inimigo de se estabelecer na área.

Em 7 de novembro, o primeiro-ministro armênio Nikol Pashinyan elogiou as ações dos pacificadores russos em Nagorno-Karabakh e observou seu papel na garantia da segurança na região. Ao mesmo tempo, ele observou que o cessar-fogo em Nagorno-Karabakh não é totalmente observado.

Em 21 de outubro, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Armênia e o Azerbaijão conseguiram superar a situação e resolver a crise em Karabakh. Ele ressaltou que o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev e Pashinyan, mostraram sabedoria política ao decidirem parar o derramamento de sangue na região.

Em novembro de 2020, Aliyev, juntamente com Putin e Pashinyan, assinaram um acordo sobre a cessação das hostilidades em Nagorno-Karabakh. O documento também prevê a introdução de forças de paz russas na região, a troca de prisioneiros entre as partes no conflito, a transferência de várias regiões da região pela Armênia para o Azerbaijão e o retorno dos refugiados ao Karabakh.

As relações entre os dois países têm permanecido tensas desde que Nagorno-Karabakh anunciou sua secessão da RSS do Azerbaijão em 1988. Durante a guerra em 1992-1994, o Azerbaijão perdeu o controle sobre a região. Durante esse tempo, houve um agravamento da situação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem