Rússia pode exportar sistema de defesa aérea S-500 de última geração para China e Índia

A segunda maior potência militar do mundo pode exportar sua versão de próxima geração do sistema de defesa aérea móvel S-500 para a Índia e China no futuro, disse Dmitry Shugaev, que chefia o Serviço Federal Russo para Cooperação Técnica Militar (FSMTC).

Por Redação Forças de Defesa

Em uma entrevista ao RBC divulgada no dia 2 de novembro, Shugaev explicou que assim que as forças armadas nacionais receberem o suficiente desses sistemas, a Rússia começará a exportar seus sistemas de mísseis antiaéreos S-500 de ponta para o exterior.

S-500 Prometei

“Estamos considerando a Índia, bem como a China e todos os estados com os quais temos uma parceria de longa data e relações mútuas previsíveis, como futuros proprietários deste sistema de ponta”, disse Shugaev durante sua entrevista.

A Índia é um parceiro estratégico de longa data da Rússia, enfatizou Shugaev, lembrando que as partes selaram um acordo multibilionário que forneceria a Nova Delhi o sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumf. O contrato de US$ 5,43 bilhões – o maior do gênero na história da cooperação russo-indiana e o maior até agora para a exportadora estatal russa de armas Rosoboronexport – prevê a entrega do primeiro conjunto do batalhão de S-400 para a Índia até o final do ano.

“É por isso que é bastante lógico que eles mostrem seu interesse em um futuro previsível e solicitem o S-500 de nós também”, concluiu Shugaev.

Os sistemas de mísseis antiaéreos S-500 russos, apelidados de Prometheus, são de longe os sistemas antimísseis mais avançados da Rússia e considerados os melhores do mundo. Considerado como uma bala de prata contra os caças stealth em geral e o F-35 em particular, o S-500 é supostamente capaz de destruir satélites de órbita baixa e aeronaves de quinta geração, além de seus alvos primários – mísseis de cruzeiro e balísticos, que já poderia ser tratada pelas unidades S-300 e S-400 existentes.

Criado com base no S-400, espera-se que o alcance do novo sistema de defesa aérea russo ultrapasse significativamente seus antecessores. O S-500 provavelmente usará uma variedade de mísseis além da série de mísseis 77N6, atualmente em desenvolvimento para o S-400, como um interceptor hit-to-kill para alvos de mísseis balísticos. Com um alcance operacional máximo amplamente esperado de 600 km (373 milhas) e um tempo de resposta do sistema de 3 a 4 segundos, o S-500 atinge incríveis 200 km (124 milhas) mais longe e é cerca de 6 segundos mais rápido para responder do que seu S-400 predecessor.

O sistema russo S-500 de ponta é desenvolvido pela estatal Almaz-Antey Corporation, que também desenvolveu os sistemas de defesa aérea S-400 e S-300. Atualmente, o S-400 Triumf é considerado o mais recente sistema de mísseis terra-ar de longo e médio alcance da Rússia. Ele pode atacar alvos a uma distância de até 400 quilômetros (249 milhas) e a uma altitude de até 30 quilômetros (19 milhas) sob intenso fogo inimigo e interferência.

Enquanto isso, a Rússia continua aumentando gradualmente sua capacidade de defesa com os sistemas de mísseis antiaéreos S-500 Prometheus. De acordo com o presidente russo, Vladimir Putin, o sistema será colocado em serviço no futuro próximo.

Ao mesmo tempo, o outro armamento de ponta será fornecido às forças armadas russas em meio a um aumento da atividade militar da OTAN ao longo da fronteira com a Rússia, de acordo com o presidente.

A Rússia é o maior exportador de armas na região do Cáspio e o segundo maior do mundo, depois dos Estados Unidos. A Rússia deve exportar mais de US$ 15 bilhões em produtos de defesa até o final deste ano, de acordo com as estimativas preliminares.

FONTE: Caspian News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem