Boeing e Marinha dos EUA demonstram equipe tripulada/não tripulada em testes de voo do Super Hornet

A formação de equipes tripuladas e não tripuladas é uma capacidade fundamental para a Marinha dos EUA

Por Fernando Valduga | Cavok

A Boeing e a Marinha dos EUA concluíram uma série de testes de voo tripulados e não tripulados (MUM-T) nos quais um F/A-18 Super Hornet Block III demonstrou com sucesso comando e controle de três veículos aéreos não tripulados (UAVs).

Um jato de teste F/A-18 Super Hornet Block III controlou três veículos aéreos não tripulados.

Os engenheiros de sistema da Boeing conectaram o processador adjunto do Block III, conhecido como Distributed Targeting Processor – Networked (DTP-N), com um tablet de terceiros para se unir aos UAVs. A Boeing desenvolveu novas cargas de software para o DTP-N específico para executar o tablet de terceiros e transmitir comandos. O desenvolvimento do software, a conexão do tablet com o caça e todos os testes de voo foram concluídos em menos de seis meses.

“O Super Hornet Block III está executando sua garantia de hardware – instalado hoje – que está pronto para receber o software do futuro”, disse Ben LeGrand, diretor da Mission Systems da Boeing. “O Super Hornet Block III integrará sistemas e software de terceiros com modificações mínimas.”

A Boeing fez parceria com o F/A-18 & EA-18G Program Office (PMA-265), Esquadrões de Teste e Avaliações Aéreas (VX) 23 e 31, Naval Air Warfare Center-Weapons Division em China Lake, Califórnia, e um fornecedor terceirizado para demonstração. Durante os voos de teste, os pilotos do F/A-18 digitavam comandos no tablet, que eram processados ??e transmitidos pelo hardware do Bloco III. Os UAVs executaram todos os comandos dados pelos pilotos do F/A-18 durante os testes durante um período de duas semanas.

“Esta demonstração bem-sucedida do MUM-T representa um passo significativo em direção à visão da Marinha para Operações Marítimas Distribuídas. Ele destaca o potencial de conceitos não tripulados para expandir e estender o alcance da Marinha”, disse Scott Dickson, diretor de integração de vários domínios da Boeing. “Como parte de uma rede conjunta de comando e controle de todos os domínios, as equipes de UAV que realizam missões ISR lideradas pelos mais recentes Super Hornets equipados com fusão de dados habilitada para rede e recursos avançados forneceriam aos combatentes da Força Conjunta uma vantagem significativa de informações”.

Com a maior tela de toque digital em qualquer cockpit de caça, o F/A-18 é líder do setor no desenvolvimento e instalação de hardware e poder de processamento necessários para futuros recursos digitais e crescimento. O processador adjunto que executa a demonstração adiciona poder de processamento significativo ao conjunto de processamento de missão do F/A-18.

“Os futuros pilotos de caça serão o quarterback dos céus, orquestrando comandos e controlando UAVs a partir do cockpit integrado da tela de toque Block III”, disse Mark Sears, vice-presidente da Boeing e gerente dos programas F/A-18 e EA-18G. “O Super Hornet Block III é a ponte para o futuro e é um redutor de risco para a Marinha que está entregando equipes, redes e interoperabilidade agora.”

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