Maiores aviões de guerra Y-20 da CHINA aumentam a entrega de ajuda ao Afeganistão atingido por terremotos

Seis voos Y-20 em três dias entregaram 105 toneladas de suprimentos de socorro, informa a CCTV

Missões destacam papel fundamental da grande aeronave em 'missões militares não-guerra', diz oficial do PLA à emissora estatal

Holly Chik | South China Morning Post


Aviões de transporte militar Y-20 chineses entregaram ajuda ao Afeganistão depois que um terremoto devastador no sudeste do país matou pelo menos 1.000 pessoas e deixou dezenas de milhares de desabrigados.

Os aviões de carga Y-20 da Força Aérea PLA marcaram suas missões de primeiros socorros ao Afeganistão. Foto: Twitter

A ajuda ao terremoto totalizando 105 toneladas foi entregue através de seis voos Y-20 durante três dias para a capital afegã Cabul, informou a emissora estatal chinesa CCTV.

Os dois últimos voos deixaram o aeroporto internacional de Urumqi em Xinjiang na manhã de quinta-feira, segundo o relatório. A região de Xinjiang, no extremo oeste da China, compartilha uma curta fronteira com o Afeganistão.

Mais cedo, na segunda-feira, Pequim anunciou que um voo fretado que transportava o primeiro lote de suprimentos de ajuda – incluindo tendas e camas dobráveis – havia pousado no Afeganistão, como parte de um pacote de ajuda humanitária de emergência de 50 milhões de yuans (US$ 7,4 milhões).

A China havia prometido enviar ajuda depois que o terremoto de magnitude 6,2 atingiu uma área rural e montanhosa no sudeste do Afeganistão na madrugada de 22 de junho. Pelo menos 1.000 pessoas morreram e outras 2.000 ficaram feridas, com mais de 10.000 casas destruídas.

O terremoto foi mais um golpe para o país atolado em crises humanitárias e econômicas desde que o Talibã assumiu em agosto do ano passado.

As missões Y-20 destacaram o papel fundamental das grandes aeronaves militares nos recentes esforços de ajuda chinesa, disse um oficial do Exército de Libertação Popular (PLA).

"Participamos de muitas missões internacionais de ajuda humanitária nos últimos anos, mostrando o importante papel que as grandes aeronaves de transporte em casa desempenham em missões militares não-guerra", disse o oficial da Força Aérea da PLA, Zhang Yu, à CCTV.

O Y-20, construído pela Xian Aircraft Industry Corporation, é o maior avião de guerra da frota pla. As missões nos últimos dois anos incluíram a entrega de ajuda humanitária ao Paquistão e Tonga, repatriando os restos mortais de soldados chineses mortos na guerra da Coreia, bem como exercícios de contraterrorismo na Rússia.

Observadores disseram que a missão de socorro da China a Tonga após uma devastadora erupção vulcânica e um tsunami em janeiro destacaram a capacidade do PLA de realizar operações de longo alcance.

A última missão no Afeganistão foi a primeira para os Y-20. A tripulação disse que eles tiveram que superar desafios, incluindo uma rota desconhecida, terreno montanhoso, condições climáticas complexas, comunicação instável e choques posteriores, informou a CCTV.

Em abril, seis dos aviões de carga jumbo, supostamente transportando mísseis, participaram de uma missão de longo alcance de vários dias para a Sérvia.

Eles também foram usados para levar trabalhadores e equipamentos de saúde para Xangai para reforçar seu programa de testes covid-19 em massa durante um bloqueio em toda a cidade.

Um artigo recente na plataforma de notícias chinesa Guancha.cn disse que mais de 70 dos Y-20 estão em operação, com o total esperado para em breve ultrapassar três dígitos, colocando a China em curso para a segunda maior frota de aviões de transporte militar depois dos Estados Unidos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem