Presidente Erdoğan: (Adesão suécia-finlândia) Este é um processo de convite

Sobre o processo de adesão da OTAN à Suécia e à Finlândia, o presidente Erdoğan disse: "Claro, algumas pessoas se referem a ele como membro, mas este é um processo de convite. O que fizemos com esse convite agora? Nós dissemos 'sim'", disse ele.

Filiz Kınık Öz, Berk Özkan, Kübra Kara
e Zeynep Rakipoğlu | Anadolu

O presidente Recep Tayyip Erdogan respondeu a perguntas de membros da imprensa na saída da Mesquita Hazrat Ali, em Üsküdar, onde realizou orações de sexta-feira.

Recep Tayyip Erdogan

Como disse um jornalista: "As conversações sueco-finlandeses na OTAN foram descritas na mídia internacional como a vitória da Turquia. O Economista afirmou: "Recep Tayyip Erdogan está voltando para casa vitoriosamente." Gostaria que avaliasse", disse Erdoğan: "Esta última Cúpula da OTAN é realmente sobre a cooperação do nosso país com outros países da OTAN, especialmente a luta contra o terrorismo, bem como a questão da adesão Suécia-Finlândia, que foi apresentada a nós recentemente. Claro, alguns se referem a ele como membro, mas este é um processo de convite. O que fizemos com esse convite agora? Nós dissemos 'sim'"

Afirmando que existem algumas condições deste convite, Erdoğan disse: "O que fizemos com essas condições? Colocamos no contrato e com este acordo, quando fomos à Cúpula da OTAN, tivemos uma reunião quadripartite no primeiro dia. Já no dia anterior, nossos colegas responsáveis haviam feito esses estudos e esses estudos vieram antes de nós, mas depois da nossa reunião como líderes, dissemos: 'Esses nossos amigos devem continuar uma reunião novamente.' Eles tiveram outra reunião, e depois dessa reunião, estabelecemos as condições que devem ser incluídas neste contrato, especialmente contra o terrorismo e terroristas. Essas condições foram aceitas", disse ele.

"Esta é nossa linha vermelha"

O Presidente Erdoğan, afirmando que a União Europeia sempre brilhou sobre esta questão com o PKK até hoje, continuou da seguinte forma:

"Nós dissemos: 'Não.' Esta não é mais uma luta terrorista aceitável com o PKK. Agora precisamos colocar as organizações terroristas PYD, YPG e FETÖ neste contrato." Claro, eles tentaram deixar de lado assim ou algo assim, mas nós dissemos a eles: 'Esta é a nossa linha vermelha. Portanto, se você não aceitar isso, definitivamente não poderemos dizer "Sim" a este acordo. É assim que você vai voltar. Em seguida, as conversações continuaram novamente. Eles finalmente concordaram. E, claro, o fato de que isso já foi incluído no texto escrito, especialmente no memorando de entendimento de um contrato da OTAN, especialmente o fato de ter sido estabelecido como uma organização terrorista YPG, PYD e FETÖ fora do PKK, é a melhor expressão de quão bem sucedidos saímos deste processo. Portanto, é claro, essas revistas que você mencionou, as revistas que têm eficácia e competência na comunidade internacional, também registraram isso dessa forma. Essa é a verdade da questão.

O presidente Erdoğan observou que eles transmitiram a luta contra o terrorismo na Turquia, as manifestações de organizações terroristas em diferentes países da Europa durante 2-3 minutos na Cúpula da OTAN e que os países da OTAN também tiveram a oportunidade de vê-los em vídeo.

Notando que eles lhes disseram: "Pegue, olhe, veja", com os documentos e memórias flash que distribuíram com tudo, Erdoğan disse: "A este respeito, este é realmente o resultado de nossa luta lá com uma vitória."

Violação da fronteira aérea da Grécia

Perguntado se ele tinha uma resposta às declarações do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, Erdogan disse: "Vamos para uma guerra com a Grécia, vamos fazer uma guerra, não temos esse problema. Mas a Grécia não está cumprindo suas promessas. O problema está aqui.

Lembrando que a Grécia cometeu 147 violações aéreas em um período muito curto de tempo, Erdoğan continuou:

"Agora, se somos vizinhos, se somos amigos, se queremos viver em paz, por que você está violando nosso espaço aéreo 147 vezes? Claro, se você fizer tal violação, então qual é a nossa parte? Minha Força Aérea lhe dará a imagem necessária, a visualidade. É o que a força aérea faz. O que meus concidadãos dirão se não fizerem isso? Ele não diz: "Onde estão nossas Forças Armadas?" Se essas violações do espaço aéreo continuarem no futuro, continuaremos a cumprir nossos deveres da mesma forma. Deixe-me dizer aqui que Mitsotakis só entregou o direito, mas muitos líderes, não sei quem nos suflêu, fizeram muito esforço para nos reconciliar. Nós dissemos: 'Não estamos pensando nisso agora. No futuro, vamos olhar para o que as condições trarão, o que eles vão tomar, e vamos avaliar de acordo.""

"Nossos silos estão em boas condições"

Questionado se se reuniria com o presidente russo Vladimir Putin e com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy sobre a crise alimentar global, Erdogan disse que seus amigos agora manteriam conversações com Putin e Zelenskiy para uma nomeação.

"Como resultado dessas conversações, tanto o Sr. Putin quanto o Sr. Zelenskiy manterão conversações e podemos fazer uma re-exportação para cá e enviar esses trigo, cevada, aveia, óleo de girassol e assim por diante para os países que estão sofrendo atualmente. Nossos silos estão em uma boa posição agora. Mas podemos enviá-lo para os países que sofrem com este negócio por ser um intermediário. Cerca de 20 de nossas naves estão lá agora e prontos para se mover de lá a qualquer momento. Depois de discutir isso com o Sr. Putin e o Sr. Zelenskiy, já foram realizadas reuniões preliminares e estão sendo realizadas. Espero que dêmos o passo com suas respostas positivas."

Desastres com enchentes e incêndios na Turquia

Quando perguntado sobre a última situação em relação ao desastre das inundações em várias cidades da Turquia, o presidente Erdoğan disse:

"Recentemente, temos enfrentado desastres e catástrofes muito graves. Que o Senhor nos ajude. Nossos amigos ministros, todas as nossas instituições, diante de todos esses desastres, nós os superamos em pouco tempo com um trabalho intensivo diante de incêndios e desastres de inundações. Este é o último, ou seja, Kastamonu, Sinop, Zonguldak, Karabük, Bartın, Düzce, Sakarya, onde nossas 7 cidades passaram por esse problema. Mas espero que tenhamos superado eles, estamos chegando. E intensamente, nossas instituições continuam trabalhando aqui."

Lembrando que massas de rocha caíram sobre os caminhões devido ao deslizamento de terra em Artvin, Erdoğan disse: "Como você sabe ontem, um de nossos caminhões estava sob as rochas devido ao deslizamento de terra em Kemalpaşa em Artvin. Um de nossos cidadãos morreu lá. Temos dois feridos. Lá, também, nossas instituições relevantes continuam seu trabalho."

Referindo-se ao desastre das inundações em Keçiören, Erdoğan disse: "O incidente em Keçiören é outro desastre novamente. Claro, não é possível reiniciar esses desastres, dizer que essas coisas não vão acontecer. Isso está acontecendo conosco da mesma forma que está em todos os outros lugares do mundo."

O presidente Erdoğan, afirmando que todos os bombeiros, instituições e organizações extinguiram e superaram este desastre em 4,5 dias no último desastre de incêndio, disse:

"Eles fizeram todo o trabalho de resfriamento. Mas o que é, infelizmente perdemos uma área de 5.500 hectares neste desastre. Agora vamos torná-los verdes novamente e, ao esverdeá-los, esperamos transformá-lo no passado.

Deixe-me dizer que declaramos essas áreas danificadas como zonas de desastre especialmente eficazes na vida geral. Por isso, qualquer que seja o apoio e assistência que o Estado precisa prestar em relação às áreas de desastre, vamos perceber rapidamente."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem