Síria corta laços diplomáticos com a Ucrânia, informa AAN

A mudança é em retaliação por um passo ucraniano semelhante

TASS


BEIRUTE - A Síria está cortando seus laços diplomáticos com a Ucrânia, informou a agência de notícias SANA na quarta-feira, citando um diplomata do Ministério das Relações Exteriores da República Árabe.

Vista de Damasco © Sergei Bobylev/TASS

A medida é uma retaliação por um passo ucraniano semelhante.

"O governo ucraniano praticamente não tem relações com a Síria desde 2018, quando se recusou a estender vistos para diplomatas sírios na embaixada em Kiev", disse o diplomata em um comunicado. "Eles não foram capazes de realizar serviços diplomáticos, e a embaixada síria foi forçada a suspender suas operações em meio a atitudes hostis por parte das autoridades ucranianas", enfatizou.

Em 30 de junho, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano cortou relações diplomáticas com a Síria, sem cortar laços consulares, em resposta à decisão de Damasco de reconhecer as Repúblicas de Lugansk e Donetsk. O Ministério das Relações Exteriores também lembrou que a Ucrânia fechou a embaixada em Damasco em 2016, e em 2018 ordenou o fechamento da embaixada da Síria em Kiev. Os interesses dos ucranianos na Síria são protegidos pela embaixada ucraniana no Líbano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem