Wang Yi pede ajuda humanitária à Síria sem compromissos políticos

A comunidade internacional deve fornecer ajuda humanitária sem amarras políticas ligadas à Síria para ajudá-la a se recuperar e reconstruir, disse o conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores Wang Yi na sexta-feira.

CGTN


Wang fez as observações durante uma reunião virtual com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad.

Uma reunião virtual entre o Conselheiro de Estado chinês e o ministro das Relações Exteriores Wang Yi (L) e o ministro das Relações Exteriores da Síria Faisal Mekdad, 15 de julho de 2022. /Ministério das Relações Exteriores da China

A solução política da questão síria deve ser guiada pelo princípio "liderado pela Síria, de propriedade síria" e deixar o povo sírio determinar independentemente o futuro e o destino de seu país, disse ele.

A China apoia firmemente as pessoas no Oriente Médio na exploração independente do caminho do desenvolvimento, acrescentou.

Ele ressaltou que os EUA e outros países ocidentais não devem interferir nos assuntos do Oriente Médio e tentar refazer a região com seus próprios padrões, destacando a importância de respeitar a soberania dos países da região e fazer coisas propícias à paz e ao desenvolvimento regionais.

Observando que a questão da Palestina está sempre no centro da questão do Oriente Médio, ele disse que ela não deve ser esquecida, muito menos deixada de lado.

Mekdad disse que a Síria apoia firmemente a China na salvaguarda da soberania e da integridade territorial e se opõe à interferência externa nos assuntos internos da China.

Os fatos acabarão por acotoar os rumores espalhados pelos EUA sobre Xinjiang, Hong Kong e Tibete, acrescentou.

Falando muito bem da Iniciativa de Desenvolvimento Global e da Iniciativa de Segurança Global apresentada pelo presidente chinês Xi Jinping, ele disse que seu país apoia firmemente as iniciativas e está disposto a participar ativamente.

A Síria está pronta para fortalecer a coordenação com a China e apoia firmemente o multilateralismo, acrescentou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem