Zelensky: Rússia deve deixar os territórios ocupados para que as negociações de paz comecem

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy afirmou que não é possível iniciar negociações de paz sem que a Rússia se retire do território ucraniano.

Davit Kachkachishvili | Anadolu


Lviv - Zelenskiy fala em uma conferência de imprensa trilateral em Lviv com o presidente Recep Tayyip Erdogan e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres.

Volodymyr Zelenskiy | Foto: Emin Marten/AA

Expressando que estava muito satisfeito em receber o presidente Erdoğan e Guterres, Zelenskiy disse: "Gostaria de agradecer ao Sr. Guterres e ao presidente Erdoğan especialmente por apoiar a integridade territorial e a soberania da Ucrânia".

Acusando a Rússia de uma tentativa de ataque terrorista em seu país, Zelenskiy disse que a presença de Erdogan e Guterres na Ucrânia é importante para a restauração do direito internacional naquele país.

Zelenskiy, que compartilhou a informação de que eles discutiram as exportações ucranianas de grãos durante a reunião trilateral, disse: "O acordo do corredor de grãos é muito importante em termos de prevenção da crise alimentar global".

Zelenskiy afirmou que eles continuarão a trabalhar juntos como partes para garantir a execução suave do acordo alcançado no âmbito do corredor de grãos para garantir a segurança alimentar global e aumentar as exportações de grãos, e disse: "Nosso país está sempre pronto para ser um fiador de alimentos".

Acusando as forças russas de roubar grãos do território ucraniano, que controlam, Zelenskiy instou as partes a reagir à ação não autorizada da Rússia.

Durante a reunião, Zelenskiy afirmou que avaliou os últimos desenvolvimentos sobre a Usina Nuclear de Zaporizhia e acusou a Rússia de organizar tentativas de chantagem contra a usina.

Apontando que a segurança nuclear é extremamente importante para todo o mundo, Zelenskiy disse: "A Rússia deve retirar imediatamente as tropas da Usina Nuclear de Zaporizhia sem quaisquer condições. Ao mesmo tempo, deve acabar com todos os ataques e provocações", disse ele.

Argumentando que as forças russas haviam cometido violações dos direitos humanos contra soldados ucranianos em cativeiro, Zelenskiy lembrou que, em 29 de julho, os russos bombardearam a prisão de Olenivka em Donbas, onde os prisioneiros ucranianos estavam hospedados, na área controlada por soldados russos. Zelenskiy disse que ele e Guterres concordaram em enviar uma equipe da ONU para investigar o assunto no local.

Zelenskiy observou que eles discutiram as questões de cooperação entre a Turquia e a Ucrânia em detalhes com o presidente Erdoğan, e falamos sobre a reconstrução da Ucrânia, especialmente após esta guerra. Neste contexto, gostaria de agradecer especialmente à Turquia por ter levado as obras de reconstrução na cidade de Kharkiv e na região de Kharkiv sob sua proteção."

Afirmando que um memorando sobre a reconstrução da Ucrânia foi assinado hoje entre os ministérios de infraestrutura da Turquia e da Ucrânia, Zelenskiy disse: "A realização de nossos objetivos tornará a Ucrânia e a República da Turquia mais fortes".

Referindo-se à possibilidade de um diálogo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, Zelenskiy disse que eles não confiam na Rússia e que a Rússia continua a atacar cidades ucranianas todos os dias: "Para que as negociações de paz comecem, a Rússia deve primeiro deixar os territórios que ocupa. Veremos mais tarde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem