A poderosa 82ª Brigada da Ucrânia tem uma séria fraqueza: seus veículos leves de remoção de minas

A 82ª Brigada de Assalto Aéreo da força de assalto aéreo ucraniana ficou de fora durante as primeiras nove semanas da contra-ofensiva ucraniana de 2023, que começou ao longo de vários eixos no sul e no leste da Ucrânia em 4 de junho.


David Machado | Forbes

Quando a poderosa brigada finalmente entrou em ação com alguns de seus 14 tanques Challenger 2 de fabricação britânica, 40 veículos de combate de infantaria ex-alemães Marder e 90 IFVs com rodas Stryker, ela imediatamente começou a perder veículos.

Um M1132 queimado

Esta semana, o 82º cancelou pelo menos dois de seus cerca de 20 veículos de esquadrão de engenheiros M1132 - versões de remoção de minas de seus porta-aviões de infantaria Stryker de 18 toneladas e oito rodas. O M1132 possui um conjunto de minerollers montados no casco que podem detonar minas enterradas antes que o veículo as acione.

Não está claro o que atingiu os M1132 e se as tripulações sobreviveram. É possível que o veículo tenha sido vítima das mesmas minas que suas tripulações tentavam eliminar. Também é possível que tenham sido apanhados em barragens de artilharia ou caçados por drones. De qualquer forma, o 82º já perdeu 10% dos seus Strykers de remoção de minas.

Era bastante óbvio por que os comandantes ucranianos contiveram a 82ª Brigada, composta por 2.000 pessoas. Quando as brigadas que lideravam o ataque precisassem recuar para descansar e reiniciar, a 82ª estaria disponível para ocupar seu lugar.

Esse momento ocorreu na semana passada, quando elementos da 82.ª Divisão entraram em ação em torno de Robotyne, um ponto-chave russo no eixo que vai de Tokmak a Melitopol, a 80 quilómetros da linha da frente no sul ocupado da Ucrânia.

A unidade líder do ataque Robotyne, a 47ª Brigada Mecanizada do exército ucraniano, já havia perdido pelo menos 25 de seus 99 veículos de combate de infantaria M-2 de fabricação americana. A 82ª Brigada aparentemente juntou-se à luta para reforçar a bandeira da 47ª.

Não deve ser surpresa que os dois M1132 sejam as primeiras perdas confirmadas do 82º. A brigada provavelmente está enviando M1132 à frente de suas principais colunas de assalto, a fim de liberar pistas nos campos minados russos ao redor de Robotyne. Com caminhos seguros através das minas, os Strykers, Marders e Challenger 2 do 82º podem avançar mais fundo em Robotyne ou contornar e isolar a guarnição russa da cidade.

É um trabalho vital, mas perigoso, especialmente para os dois tripulantes e até nove sapadores que viajam no M1132, com blindagem leve. A maioria dos veículos militares de remoção de minas são construídos sobre cascos de tanques pesados ​​e fortemente blindados – mas não o M1132. A empresa norte-americana General Dynamics Land Systems projetou o Strkyer para ser transportado por via aérea. Em outras palavras, luz .

Isso o torna vulnerável a explosões de minas, fragmentos de artilharia, mísseis antitanque e até metralhadoras pesadas. A mesma leveza também significa que a adição de um conjunto de minerollers de duas toneladas sobrecarrega significativamente um M1132, especialmente em cross-country.

A leveza do M1132 obrigou os comandantes do Exército dos EUA a desenvolver formas criativas de posicionar o veículo. Na primavera de 2004, o capitão do Exército Robert Thornton relembrou sua época liderando uma empresa Stryker, incluindo M1132 anexados, em jogos de guerra realistas.

Os minerollers do Engineer Squad Vehicle “têm um grande impacto na mobilidade do ESV”, escreveu Thornton no Armor , o jornal oficial de tanques do Exército. Sobrecarregados enquanto tentavam completar uma brecha nas defesas inimigas, os sapadores eram alvos fáceis.

Só havia uma maneira de manter os engenheiros vivos e salvaguardar a operação de remoção de minas: atingir um local ao longo da linha de frente fortificada com o mínimo de tripulação inimiga. “Quando estabelecemos condições para a ruptura do contato, os sapadores sobreviveram”, escreveu Thornton.

É mais fácil falar do que fazer, é claro. É difícil organizar dezenas de veículos blindados e centenas de soldados sem que o inimigo perceba e desloque forças para enfrentar os atacantes.

A alternativa para avançar furtivamente é afastar os defensores das suas bermas, trincheiras e bunkers apenas o tempo suficiente para que os sapadores façam o seu trabalho explosivo.

Os militares dos EUA poderiam conseguir isso bombardeando a linha inimiga desde o ar, imediatamente antes de uma tentativa de violação. Os ucranianos, com a sua escassa força aérea, não têm realmente essa opção. Uma barragem de artilharia precisa e intensiva poderia suprimir as tropas inimigas por tempo suficiente para que os M1132 limpassem um campo minado. Mas as baterias de artilharia da Ucrânia estão ocupadas a atacar as baterias de artilharia da Rússia .

Tudo isso quer dizer que a 82ª Brigada provavelmente está limpando campos minados ao redor de Robotyne enquanto está sob fogo . E para os veículos leves de engenharia da brigada, isso é extremamente perigoso.

Aqui estão as boas notícias. Os Estados Unidos prometeram 189 Strykers para o esforço de guerra da Ucrânia – mais do que o suficiente para substituir as perdas do 82º e equipar brigadas adicionais. E se esses 189 Strykers acabarem, não há problema: o Exército dos EUA tem centenas de Strykers adicionais armazenados.

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