OTAN realiza exercícios de longo alcance testando a interoperabilidade na Romênia

No dia 24 de Agosto, os Aliados da OTAN realizaram testes de verificação nos céus da Romênia sobre como os seus meios aéreos funcionam em conjunto para proteger o espaço aéreo da OTAN com meios Integrados de Mísseis de Defesa Aérea (IAMD).


Por Fernando Valduga | Cavok

O teste de verificação permitiu que aviões de combate e de reabastecimento ar-ar de França, Espanha e Turquia se unissem sobre a Romênia, melhorando a prontidão e a interoperabilidade do IAMD da OTAN, juntamente com recursos adicionais, como sistemas de defesa aérea e antimísseis baseados na superfície (SBAMD). Durante a missão, o Comando Aéreo Aliado da OTAN, através do Centro Combinado de Operações Aéreas em Torrejón, Espanha, supervisionou o teste processual analisando a forma como estes meios podem ser reunidos de forma eficiente.


“O IAMD da OTAN fornece uma capacidade altamente responsiva, urgente e persistente para alcançar um nível desejado de controle aéreo, o que garante que a Aliança seja capaz de alcançar liberdade de ação para conduzir toda a gama de suas missões, salvaguardando e protegendo o território da Aliança”, disse o Brigadeiro General Christoph Pliet, Vice-Chefe de Operações do Estado-Maior do Comando Aéreo Aliado. “Esta missão foi extremamente benéfica para todas as forças aéreas participantes executarem e alcançarem integração e interoperabilidade”, acrescentou.

Uma vez ativadas, as unidades SBAMD fornecem os seus dados à rede IAMD da OTAN, que compreende sensores, meios de comando e controle e sistemas de armas nacionais e fornecidos pela OTAN. Esta rede defensiva conjunta e combinada compila os dados recebidos em uma imagem de reconhecimento aérea e de mísseis.

“Os caças participantes operaram a partir de suas bases domésticas ou implantadas e voaram para a Romênia com a ajuda de aeronaves de reabastecimento ar-ar e integrados com unidades SBAMD locais. Esta missão complexa demonstrou que a OTAN e os seus Aliados são capazes de conduzir opções de dissuasão flexíveis de longo alcance, além de manter uma postura geral pronta para dissuadir e defender cada centímetro do território da OTAN”, acrescentou o General Pliet.

O NATO IAMD é um componente defensivo do Poder Aéreo Conjunto da Aliança, que visa garantir a estabilidade e segurança do espaço aéreo da NATO através da coordenação, controle e exploração do domínio aéreo. É uma missão essencial e contínua em tempos de paz, crises e conflitos, conduzida através de uma abordagem de 360 graus em todo o território da OTAN, e está preparada para enfrentar todo o espectro de ameaças.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem