Frota mundial de Super Tucano atinge a marca de 550 mil horas de voo

Operado por mais de 15 forças aéreas ao redor do mundo, esta aeronave multimissão, de ataque leve e treinamento avançado possui ampla flexibilidade operacional e sua capacidade de manobra o torna uma escolha valiosa em todos os cenários de missão.


Por Fernando Valduga | Cavok

Desenvolvido em resposta às exigentes exigências da Força Aérea Brasileira (FAB), o A-29 Super Tucano pode realizar uma ampla gama de missões que incluem ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência. O A-29 é robusto e versátil, sendo capaz de operar em pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas em ambientes hostis com pouco suporte – tudo com baixos custos operacionais e alta disponibilidade (acima de 90%).

Super Tucano

Além de funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo tornou-o uma plataforma de treinamento altamente eficaz. Como uma verdadeira aeronave multimissão, o A-29 é flexível o suficiente para fornecer às forças aéreas uma plataforma única para ataque leve, reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado e treinamento avançado, otimizando assim suas frotas.

É equipado com uma variedade de sensores e armas de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras e um pacote de link de dados. Seus sistemas permitem a coleta e o compartilhamento de informações urgentes, e a aeronave pode operar como parte de um ambiente de rede.

Em resumo, o A-29 Super Tucano representa o padrão ouro em sua área, combinando desempenho superior de aeronave com armas do século XXI, sensores integrados e sistemas de vigilância para criar um componente altamente eficaz do poder aéreo. Outros clientes incluem Indonésia, Líbano e Filipinas. Em África, os clientes incluem Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Angola e, mais recentemente, Nigéria.

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