Marinha argentina se prepara para incorporar seu primeiro P-3C Orion da Noruega

Durante as últimas semanas, uma série de novidades parece abrir caminho para a incorporação do P-3C Orion à Marinha Argentina, que foi desativado pela Real Força Aérea Norueguesa. 


Por Juan José Roldán | Zona Militar

Entre eles estão o avanço nas negociações entre os dois países, a autorização do governo dos Estados Unidos e, mais recentemente, o alistamento do Comando de Aviação Naval para sua chegada, bem como a data estimada em que chegariam ao país vindos do norte da Europa.

P-3C Orion

A longa marcha do P-3C Orion para a Marinha argentina, iniciada há pouco quatro anos com a autorização das primeiras unidades da Marinha dos EUA, parece caminhar para sua realização. Como relatado anteriormente, o progresso entre os governos da Argentina e da Noruega permaneceu a autorização do governo dos Estados Unidos, bem como a consequente aprovação do Congresso.

A este respeito, conforme relatado, foi confirmado que o Departamento de Estado autorizou a mencionada operação de transferência dos P-3C Orion da Força Aérea Real Norueguesa, que foram recentemente desativados, passando o bastão para o novo P-8 Poseidon. Isso fica claro no relatório de julho do Comitê de Relações Exteriores do Congresso dos Estados Unidos, que também incluiu a mesma decisão para a transferência de caças F-16 da Força Aérea Real Dinamarquesa.

Neste documento, foram fornecidos detalhes sobre o número final de aeronaves destinadas pela Marinha argentina e que estão no centro das negociações com o governo norueguês. Mais precisamente, são 4 (quatro) aeronaves P-3C/N Orion para a Marinha Argentina, da Marinha Real Norueguesa, pelo valor de USD 108.448.810. Incluindo a equipe de suporte e documentação técnica da aeronave.

A nível local, enquanto se aguardava a luz verde do governo dos Estados Unidos, uma das últimas informações importantes foi a alteração do Orçamento Geral da Administração Nacional para o Ano Fiscal de 2023, que permitiu a compra do P-3C Orion no âmbito da contratação de obras e bens com impacto nos anos futuros.

Como noticiamos em 31 de agosto: "a aquisição da Orion faz parte da "Melhoria da Capacidade de Vigilância e Exploração Marítima Naval através da Incorporação da Aeronave P-3C Orion". A referida iniciativa recebeu a quantia de US$ 18.893.000.000 (aproximadamente US$ 51,7 milhões), valor que se acumulará entre o período 2023-2025. Para o ano corrente foi estipulado um montante de R$ 6.362.892.500, enquanto para 2024 o valor é de R$ 8.866.215.000. O fechamento, se concretizado, será em 2025, com desembolso de R$ 3.663.892.500.

Finalmente, e com base em relatos, eles confirmaram à Zona Militar que o Comando de Aviação Naval da Marinha Argentina está pronto para incorporar em breve o primeiro dos novos P-3C Orion da Noruega. Para isso, espera-se que em breve uma delegação de pilotos navais viaje aos Estados Unidos para realizar os cursos de conversão para a versão Charly da aeronave. É preciso lembrar que a força soube operar a variante Bravo incorporada durante a década de 90.

A viagem teria como destino a Estação Aérea Naval de Jacksonville, no Estado da Flórida. A escolha desta unidade da Marinha dos EUA não é coincidência, uma vez que até à data é a sede do Esquadrão de Substituição da Frota de Patrulha e Reconhecimento Marítimo (FRS) VP-30 "Pro's Nest", sendo um dos últimos esquadrões que continuam a operar com aeronaves P-3C Orion. Sua missão é fornecer treinamento específico P-3C, P-8A e MQ-4C para pilotos, oficiais de voo e tripulações. Sua linha de voo é composta por P-3C AIP+, BMUP e BMUP+. Nesse sentido, um dos últimos desdobramentos registrados em março deste ano foi a formatura da última promoção de pilotos Orion, que serão alocados no Esquadrão de Reconhecimento Aéreo da Frota (VQ) 1 e no Esquadrão de Avaliação e Teste Aéreo (VX) 30.

Embora não tenham sido dadas datas específicas para a chegada do P-3C a ser adquirido pela Marinha argentina, as fontes indicaram que a chegada do primeiro do Orion poderia ocorrer durante o mês de outubro. Possivelmente sujeito aos avanços feitos nos cursos de conversão de pilotos argentinos, sendo presumivelmente trazidos ao país por uma tripulação mista com membros da Força Aérea Real Norueguesa.

No que diz respeito às aeronaves de vigilância marítima e patrulha, estas são as P-3C/N recentemente descomissionadas pela Noruega (333SKV, 333SKV), e que estão atualmente no país. Recorde-se que, até à data, duas unidades já foram enviadas para armazenamento no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração da Força Aérea dos EUA.

Isso explica o estado atual da frota Orion, as últimas notícias divulgadas pelo portal especializado P-3 Orion Research Group produziram os seguintes dados:BuN 154576 – C/N 4576 – P-3N armazenado na AMARG desde setembro de 2022
  • BuN 156603 – C/N 6603 – P-3N planejado para guardião do portão em Andoya
  • BuN 163296 – C/N 3296 – P-3C UIP armazenado em Andoya.
  • BuN 163297 – C/N 3297 – P-3C UIP 333SKV
  • BuN 163298 – C/N 3298 – P-3C UIP armazenado na AMARG desde março de 2023
  • BuN 163299 – C/N 3299 – P-3C UIP 333SKV

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