Pressão russa fez Brasil desistir de vender munição para Alemanha, indica Múcio à CNN (VIDEO)

Ministro da Defesa também deu exemplo sobre a venda de blindados para as Filipinas, que foi barrada pelos europeus


Douglas Porto e Elis Barreto | CNN

São Paulo - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, indicou, nesta quarta-feira (27), em entrevista à CNN, que uma pressão da Rússia fez o Brasil desistir de vender munição para a Alemanha.


“Os alemães queriam nos comprar uma munição que nós não usamos mais. Pode vender? Pode, não tem problema, cotou se vai se vender. A Rússia disse: ‘bom, eu forneço fertilizantes e a gente precisa discutir isso'”, citou Múcio.

“São essas questões que a gente tem, com inteligência, não fechando as portas, protela por um dia ou dois, e vai”, prosseguiu.

Múcio também deu um exemplo dos blindados Guarani, que são produzidos pela Iveco (alemã), juntamente com o Exército, que seriam vendidas para as Filipinas. A medida foi barrada pelo país europeu.

De acordo com Múcio, a venda não aconteceu por um problema dos alemães com os filipinos.

Segundo apurou a CNN na época, o veto está ligado ao fato de o Brasil ter negado a venda de munição de tanques de defesa antiaérea para a Alemanha repassar à Ucrânia.

Tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto o atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentaram publicamente resistência no apoio com material ou pessoal aos países envolvidos no conflito promovido pela Rússia na Ucrânia.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem