Rússia lança grande onda de ataques com drones na Ucrânia

A Rússia realizou uma grande onda de ataques aéreos em três regiões ucranianas no início da quinta-feira, na qual as autoridades ucranianas disseram que alguns drones de ataque atingiram seus alvos, mas não informaram o que foi danificado.


Pavel Polityuk | Reuters

KIEV - As defesas aéreas ucranianas abateram 34 dos 44 drones "Shahed" que se aproximavam, informou a Força Aérea. Os ataques tiveram como alvo as regiões de Mykolaiv e Odessa, no sul, e Kirovohrad, no centro da Ucrânia, disseram os militares.


"Tivemos uma noite extremamente difícil", escreveu Andriy Raikovych, governador de Kirovohrad, no aplicativo de mensagens Telegram. "Alguns dos Shaheds sobre a região foram destruídos. No entanto, também houve acertos."

Não houve vítimas e nenhum dano à infraestrutura civil, disse ele. Não houve relatos de danos significativos em Mykolaiv.

O governador da região de Odessa, Oleh Kiper, elogiou as defesas aéreas da região após a mais recente onda de ataques russos desde a invasão em grande escala de Moscou há mais de 19 meses.

"Não houve destruição. Não houve vítimas. Houve apenas alguns pequenos incêndios na grama seca como resultado da queda dos destroços de um Shahed abatido", disse ele

Quarenta e quatro é o maior número de drones usados pela Rússia em um único ataque neste mês, segundo dados oficiais.

"Aviões de combate, unidades de mísseis antiaéreos e grupos de fogo móveis foram engajados para repelir o ataque", disseram os militares no Telegram.

A Rússia realiza ataques regulares com mísseis de longo alcance e drones contra alvos na Ucrânia, sendo que os ataques recentes geralmente têm como alvo instalações de grãos e portos, e as autoridades alertam que a Rússia atacará a infraestrutura de energia durante o frio intenso do inverno.

Kiev, que lançou uma contraofensiva diante das forças de ocupação da Rússia, tem discutido com aliados como reforçar suas defesas aéreas. Essas discussões incluíram conversas em Kiev entre o presidente Volodymyr Zelenskiy e o novo ministro da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem