A mudança bem-sucedida do Gripen E para baterias de íons de lítio

A chave para a guerra moderna é a rápida adaptabilidade – manter a superioridade tecnológica sobre adversários desafiadores.


Forças de Defesa

O inovador sistema aviônico do Gripen E permite atualizações rápidas de software e hardware. Um exemplo recente disso é uma mudança bem-sucedida para baterias de íons de lítio.

O primeiro Gripen E com as novas baterias. Foto: Saab

Para se adaptar às novas exigências, um caça deve ser flexível, adaptável, estar em constante evolução e beneficiar dos avanços tecnológicos e das possibilidades que o futuro apresentará.

Equipado com uma arquitetura aviônica revolucionária, o design do Gripen E permite que ele seja atualizado e atualizado em prazos muito curtos. Novas funcionalidades podem ser adicionadas rapidamente sem comprometer a disponibilidade da aeronave. Algoritmos e hardware existentes, como processadores, armamentos e peças estruturais, podem ser rapidamente substituídos ou alterados com um alto grau de controle para cada nação cliente.

O exemplo mais recente de mudança de hardware no Gripen E é a mudança da bateria principal e de emergência do Gripen E, de três baterias térmicas para duas baterias de íons de lítio. Uma mudança que reduz o peso da aeronave e também o custo de manutenção para os clientes.

“Essa mudança bem-sucedida, que fizemos junto com nosso cliente, melhora ainda mais a redundância e a robustez do Gripen. É esse tipo de novo negócio que veremos no futuro, ou seja, que nós, junto com nosso cliente, desenvolvamos ainda mais nossos sistemas e produtos, ” Johan Segertoft, chefe da unidade de negócios Gripen, Saab.

Essas novas baterias de 24 volts e 36 amperes-hora, projetadas especificamente para o Gripen série E pela EaglePicher, apresentam capacidade para temperaturas extremamente baixas e ciclo de vida operacional estendido para maior tempo na asa e manutenção reduzida. As baterias incluem carregamento de bateria integrado e tecnologia eletrônica de potência de desempenho avançado, bem como sistema integrado de gerenciamento de bateria com barramento de comunicação bidirecional, permitindo maior consciência situacional do piloto e da manutenção.

“Estamos introduzindo uma nova tecnologia moderna no Gripen que cria potencial de crescimento. A tecnologia da bateria está se desenvolvendo em um ritmo rápido, e aí temos a força do mercado de carros elétricos em enorme crescimento, o que garantirá o desenvolvimento contínuo na área”, disse Johan Segertoft.

FONTE: Saab

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