Türkiye apresentará Israel ao mundo como criminoso de guerra, diz presidente turco Erdogan

Aqueles derramando lágrimas de crocodilo por civis mortos na guerra Ucrânia-Rússia assistem silenciosamente à morte de crianças em Gaza, diz presidente turco


Muhammed Enes Calli | Agência Anadolu

Istambul - Türkiye apresentará Israel ao mundo como um criminoso de guerra, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, neste sábado.

Recep Tayyip Erdogan

Falando no "Grande Encontro da Palestina", um comício pró-Palestina em Istambul, Erdogan disse: "Israel, também o declararemos como um criminoso de guerra para o mundo, estamos nos preparando para isso e apresentaremos Israel ao mundo como um criminoso de guerra".

Erdogan enfatizou que o mundo ocidental mobilizou seus políticos e a mídia para legitimar o massacre de pessoas inocentes em Gaza, acrescentando: "Israel está cometendo crimes de guerra".

Ele disse que Israel é um "ocupante", acrescentando: "O Ocidente lhe deve, mas Türkiye não lhe deve".

Aqueles que derramam lágrimas de crocodilo por civis mortos na guerra Ucrânia-Rússia estão assistindo silenciosamente à morte de milhares de crianças inocentes em Gaza, disse o presidente turco.

"Estou perguntando ao Ocidente, você quer criar outra atmosfera de Guerra dos Cruzados?", perguntou, acrescentando: "O principal culpado por trás do massacre que se desenrola em Gaza é o Ocidente".

"É claro que todo país tem o direito de se defender, mas onde está a justiça? Não há defesa, mas um massacre aberto e cruel acontecendo em Gaza."

Todos sabem que Israel é um peão na região que será sacrificado quando chegar a hora, acrescentou.

"Eu disse em Davos, você sabe matar. Eles sabem bem como matar."

Erdogan disse saudar "a determinação do povo de Gaza" de não abandonar suas casas e cidades diante dos bombardeios dos opressores.

Israel bombardeia fortemente Gaza desde 7 de outubro, quando o grupo palestino Hamas realizou um ataque transfronteiriço, matando 1.400 pessoas e fazendo muitos reféns.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza disse que os ataques israelenses já mataram pelo menos 7.703 pessoas, principalmente civis e muitas delas crianças.

Recordando os votos da Assembleia Geral da ONU a favor de uma resolução que pede uma "trégua humanitária" em Gaza, Erdogan disse: "Israel, vocês estão condenados a serem deixados em paz".

A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta sexta-feira uma resolução que pede uma "trégua humanitária duradoura e sustentada" imediata em Gaza.

A resolução, que foi apresentada por quase 50 países, incluindo Türkiye, Palestina, Egito, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU), foi aprovada por 120 votos a 14, com 45 nações se abstendo.

Adotado na 10ª reunião da Sessão Especial de Emergência sobre a situação nos Territórios Palestinos Ocupados, o projeto de resolução expressa "grave preocupação" com a "mais recente escalada de violência".

Türkiye não compactua com ataques contra civis em Israel, disse Erdogan, acrescentando: "Estamos tristes por todos os civis de qualquer forma, mas Israel não se importa".

Assim como Türkiye esteve ao lado dos oprimidos durante tempos difíceis, como fez durante a Segunda Guerra Mundial e há 500 anos, também será a esperança para essas pessoas, acrescentou.

"Reitero o apelo que fiz ao governo israelense nos últimos dias. Atendemos ao nosso apelo para prestar ajuda aos oprimidos e abrir as portas do diálogo para estabelecer a paz. Venha hoje e dê um passo positivo, talvez pela primeira vez na sua vida, para o seu futuro e o dos seus filhos".

Há palestinos que foram gradualmente deslocados de suas casas e pátrias, e suas vidas foram afetadas devido aos ataques realizados por Israel desde sua criação, disse ele.

"Certamente, em um clima de fogo e sangue, houve eventos lamentáveis. No entanto, nada disso pode servir de desculpa para campanhas destinadas a desacreditar a resistência realizada pelo povo palestino sob vários nomes."

"Eu disse que o Hamas não é uma organização terrorista, e Israel ficou muito perturbado com isso. Bem, não esperávamos mais nada de qualquer maneira", disse o presidente.

"A crueldade ilimitada demonstrada hoje por aqueles que alarmaram o mundo por conta das injustiças que sofreram até ontem não pode ser explicada de outra maneira."

"Os verdadeiros donos do jogo que está sendo jogado na região são aqueles que apoiam os caprichos do governo israelense. Porque Israel não pode dar um passo sem eles", disse.

Israel também está por trás do PKK, dos grupos terroristas YPG e da FETO, disse Erdogan, acrescentando: "Eles lhes fornecem dinheiro e armas".

Devido às restrições à ajuda a Gaza, todas as necessidades humanitárias, incluindo eletricidade, alimentos, saúde e suprimentos de higiene, não podem ser atendidas, disse Erdogan.

"O que vem acontecendo desde a noite de ontem (sexta-feira) é nada menos que um estado de loucura. Apesar desta situação sombria, a postura digna, determinada e fiel do povo de Gaza ficará registrada na história como uma gloriosa epopeia de resistência".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem