Enviado especial dos EUA: nenhum registro de bloqueio ou confisco de ajuda do Hamas

O enviado especial dos Estados Unidos, David Satterfield, disse no sábado que as autoridades norte-americanas não foram informadas de que o Hamas está a bloquear ou a desviar a ajuda humanitária que flui para a Faixa de Gaza em meio à escassez de alimentos, medicamentos e combustível.


Simon Lewis | Reuters

AMÃ - Falando a repórteres na capital jordaniana, Amã, ele disse que aqueles que distribuem ajuda em Gaza não relataram que a ajuda foi desviada desde que caminhões voltaram a cruzar o portão de Rafa, controlado pelo Egito, em 21 de outubro, após disputas diplomáticas para retomar o fluxo.

Palestinos recarregam um caminhão com ajuda que caiu do veículo, em meio à escassez de suprimentos de alimentos, durante o conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, em Rafa, no sul da Faixa de Gaza, em 2 de novembro de 2023. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Os responsáveis pela ajuda "não nos informam neste período de 10 dias, 12 dias de entrega de assistência, interdição ou apreensão de bens pelo Hamas", disse.

Entre 800.000 e um milhão de pessoas se mudaram para o sul da Faixa de Gaza, enquanto 350.000 a 400.000 permanecem no norte do enclave, disse Satterfield.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem