Israel diz que houthis apreendem navio no Mar Vermelho, sem israelenses entre proprietários ou tripulantes (VIDEO)

Israel disse no domingo que os houthis do Iêmen apreenderam um navio de carga de propriedade britânica e operado pelo Japão no sul do Mar Vermelho, descrevendo o incidente como um "acto iraniano de terrorismo" com consequências para a segurança marítima internacional.


Reuters

JERUSALÉM - Os houthis disseram ter apreendido um navio naquela área, mas o descreveram como israelense. "Estamos tratando a tripulação do navio de acordo com os princípios e valores islâmicos", disse um porta-voz do grupo, sem fazer referência ao relato israelense.

O Galaxy Leader é visto no porto de Koper, Eslovênia, em 16 de setembro de 2008. | Kristijan Bracun/AP

Os houthis, aliados de Teerã, têm lançado salvas de mísseis e drones de longo alcance contra Israel em solidariedade aos militantes palestinos do Hamas que lutam na Faixa de Gaza.

Na semana passada, o líder houthi disse que suas forças fariam novos ataques contra Israel e poderiam atingir navios israelenses no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandeb.

Uma autoridade de Defesa dos EUA disse que "estamos cientes da situação e estamos monitorando-a de perto".

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que um navio - que não nomeou - foi apreendido, "não havia israelenses no navio" e que Israel não estava envolvido em sua propriedade ou operação, acrescentou.

"Este é mais um ato de terrorismo iraniano que representa uma escalada na beligerância do Irã contra os cidadãos do mundo livre, com ramificações internacionais concomitantes em relação à segurança das rotas marítimas globais."

Mais cedo neste domingo, os houthis disseram que todos os navios de propriedade ou operados por empresas israelenses, ou que carregam a bandeira israelense, podem ser alvejados.

Escrita por Dan Williams; Reportagem adicional de Mohammed Alghobari em Áden




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem