Austrália rejeita formalmente pedido da Ucrânia para frota problemática de helicópteros MRH-90 Taipan

O governo federal rejeitou formalmente um pedido da Ucrânia para acessar a frota australiana dos helicópteros Taipan, agora aposentados.


Krishani Dhanji | ABC Net

As 45 aeronaves Taipan MRH-90 foram aposentadas no ano passado após um acidente em Queensland que matou quatro membros da Defesa durante um exercício de treinamento.

A frota australiana de helicópteros MRH-90 Taipan foi imobilizada após um acidente mortal na costa de Queensland em julho de 2023. (ADF: LCPL Riley Blennerhassett)

O ministro da Indústria de Defesa, Pat Conroy, disse que não há Taipans que estejam atualmente em "condições de voo".

"Para conseguir qualquer condição de voo seria necessário um enorme investimento em dinheiro, tempo e recursos dos contribuintes para fazer isso", disse ele.

As aeronaves estão sendo desmontadas e preparadas para serem enterradas em um local de defesa.

Depois que a frota foi aterrada, Conroy disse que o Departamento de Defesa trabalhou com a Airbus e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Helicopter Industries para um potencial comprador das aeronaves.

Mas ele disse que havia "juro zero" naquele momento, após o que foi tomada a decisão de desmontar a aeronave e vender quaisquer peças de reposição.

Conroy disse que o governo recebeu o pedido da Ucrânia pouco antes do Natal do ano passado.

"Esse pedido veio três meses depois que a estratégia de descarte começou, três meses depois que essas aeronaves foram aterradas, três meses depois que a manutenção cessou nessas aeronaves", disse Conroy.

A investigação sobre o acidente mortal ainda está em andamento.

Conroy defendeu a decisão e disse que o governo buscará outras maneiras de continuar fornecendo apoio, e ofereceu um briefing ao embaixador da Ucrânia na Austrália, Vasyl Myroshnychenko.

O major-general reformado do Exército Mick Ryan classificou a decisão como "escandalosa".

"Correr para enterrar helicópteros utilizáveis em vez de transferi-los para uma nação que luta por sua vida é vergonhoso e um constrangimento nacional", disse ele em um comunicado no X.

O próximo mês marcará o aniversário de dois anos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, e o governo afirma que é um dos maiores contribuintes extra-Otan para a resistência da Ucrânia.

"Fornecemos US$ 910 milhões em assistência, incluindo US$ 730 milhões em assistência militar", disse Conroy.

"O governo australiano continua a trabalhar em estreita colaboração com a Ucrânia para considerar outras opções para fornecer assistência oportuna, significativa e sustentável."

História conturbada


A frota MRH-90 foi imobilizada várias vezes.

O acidente de julho passado matou quatro tripulantes – o capitão Daniel Lyonn, o tenente Maxwell Nugent, o oficial de garantia classe dois Joseph Laycock e o cabo Alexander Naggs.

Em março de 2023, a frota também foi paralisada após um incidente quando 10 membros da ADF foram forçados a abandonar a aeronave em águas em Jervis Bay, na costa sul de Nova Gales do Sul.

O ministro da Defesa, Richard Marles, confirmou no final de setembro do ano passado que os Taipans não voltariam às operações aéreas, cerca de 15 meses antes da data de retirada planejada.

Eles estão sendo substituídos por 40 helicópteros UH-60M Black Hawk dos Estados Unidos, mas até agora apenas alguns chegaram.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem