Os EUA estão promovendo quatro acordos para a venda de aeronaves e armamentos aéreos para Israel

Após três meses de combates, e como parte dos preparativos para uma guerra total, uma delegação sênior de defesa em visita a Washington fez progressos para a aquisição de dois esquadrões de caça e um esquadrão de helicópteros de combate com ajuda americana


Amós Harel | Haaretz

No contexto da guerra na Faixa de Gaza, os Estados Unidos estão avançando com três grandes acordos aéreos com Israel e outro acordo para armamentos aéreos. Em reuniões realizadas em Washington nesta semana por uma delegação chefiada pelo diretor-geral do Ministério da Defesa, major-general Eyal Zamir, houve progresso na aquisição de três novos esquadrões: um terceiro esquadrão de caças F-35 (Adir) com 25 aeronaves; um novo esquadrão de F-15IA com 25 aeronaves; e outro esquadrão de helicópteros de combate Apache com aparentemente 12 helicópteros.

F-35. O fornecimento dos novos esquadrões deve começar dentro de dois anos | Foto: Porta-voz da IDF

Zamir, junto com outros altos funcionários do Ministério da Defesa, realizou uma série de reuniões em Washington com altos funcionários do Pentágono e do Departamento de Estado. Em seguida, eles se reuniram separadamente com os chefes das fabricantes de aeronaves Lockheed Martin (F-35) e Boeing (F-15 e Apache). Os dois acordos de caças estiveram em pauta nos últimos anos, mas ainda não foram acertados. A renovação do acordo Apache é uma lição direta da guerra na Faixa de Gaza, que ilustrou a necessidade urgente de empregar helicópteros de combate para atacar alvos inimigos e apoiar as forças terrestres das FDI.

Além da extensa aquisição de aviões e helicópteros da ajuda de defesa dos EUA, Israel também está acelerando a aquisição de vários tipos de armamentos aéreos. Isso se refere a milhares de munições no valor de centenas de milhões de dólares, que começarão a chegar a Israel em breve. A Força Aérea precisa disso, tanto para completar os estoques das munições que usou na Faixa de Gaza quanto para se preparar para a possibilidade de uma guerra total com o Hezbollah no Líbano. Fontes de alto escalão da Defesa disseram ao Haaretz na noite de quinta-feira que o clima nas conversas com funcionários do governo em Washington era muito positivo e que ambos os ministérios americanos expressaram compromisso em garantir que Israel adquira rapidamente armas e armamentos para ajudar as IDF na guerra.

Os dois acordos de aeronaves devem seguir o acordo atual, no qual a Força Aérea está se equipando com um segundo esquadrão de F-35s. O terceiro esquadrão F-35 será absorvido pela IAF a partir de 2027. Os F-15 melhorados provavelmente começarão a chegar a Israel um ano depois. Por outro lado, espera-se que o fornecimento de helicópteros comece numa fase mais precoce, provavelmente dentro de dois anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem