A ordem do Comandante do Exército: criação de empresa para contribuir com o desenvolvimento nacional, paz social e política externa

O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné, determinou o início dos procedimentos para estabelecer uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento das capacidades da Força Terrestre.


Sociedade Militar

A medida, motivada pela escassez de recursos financeiros e outros obstáculos enfrentados pela instituição militar em suas operações, visa superar as limitações impostas pelas atuais restrições orçamentárias do Brasil.


Conforme informações obtidas pela Revista Sociedade Militar, o comando do Exército Brasileiro reconhece a urgente necessidade de encontrar alternativas para financiar suas atividades, dada a inexistência de mecanismos adequados para a captação de recursos. Esta decisão estratégica busca assegurar a continuidade e a eficácia das operações terrestres nacionais frente aos desafios econômicos vigentes.

Outra dificuldade apontada na diretiva diz que cada vez mais o Exército tem sido demandado em questões ligadas ao combate ao crime no Brasil: “Existe uma necessidade crescente de monitorar e atuar tempestivamente contra os ilícitos (garimpo, contrabando, tráfico de drogas etc)“.

CAPACIDADE DE DISSUASÃO E PAZ SOCIAL

Segundo o documento a determinação que partiu do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné, propõe a criação da Empresa Nacional de Desenvolvimento da Força Terrestre (ENDEFORTE), situada em Brasília/DF e vinculada ao Ministério da Defesa, com alguns objetivos, entre eles:
  • Aprimorar a capacidade de dissuasão e contribuir com o desenvolvimento nacional, paz social e política externa.
  • Melhorar a atuação no espaço cibernético, aperfeiçoar sistemas operacionais e logísticos militares, sistemas de informação e de comando e controle, obter prontidão tecnológica, e
  • aprimorar sistemas de educação, cultura e capacitação física.

QUAIS OS PRINCIPAIS NEGÓCIOS


Uma equipe será designada para definir os principais negócios que poderão ser realizados pela empresa do Exército

EQUIPE DO ESTUDO DE VIABILIDADE: 
  • a. O Estudo de Viabilidade (EV) deverá enfocar os aspectos definidos pelas Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro, 32 Edição, 2023.
  • b. A viabilidade financeira da empresa deverá ser corroborada por Modelo ou Plano de Negécios, a ser contratado, e que permita identificar os principais negdcios a serem realizados pela futura empresa.

O documento completo pode ser acessado no repositório da Revista Sociedade Militar no SlideShare

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem