Barras de ferro, choques elétricos, cães e queimaduras de cigarros: como palestinos são torturados em detenção israelense

Homens detidos pelas forças israelenses desde o início da guerra estão retornando a Gaza com relatos angustiantes de execuções simuladas, espancamentos constantes e maus-tratos humilhantes


Por Ahmed Aziz,Lubna MasarwaeSimon Hooper | Middle East Eye

Homens palestinos detidos pelas forças israelenses desde o início da guerra em Gaza contaram ao Middle East Eye como foram torturados fisicamente com cães e eletricidade, submetidos a execuções simuladas e mantidos em condições humilhantes e degradantes.

Soldados israelenses estão ao lado de um caminhão lotado de detidos palestinos sem camisa na Faixa de Gaza, 8 de dezembro de 2023 (Reuters/Yossi Zeliger)

Em depoimentos ao MEE, um homem, que foi levado pelas forças israelenses de uma escola em Gaza, onde buscou refúgio com sua família, descreveu como foi algemado, vendado e detido em uma gaiola de metal por 42 dias.

Durante os interrogatórios, ele disse que recebeu choques elétricos, além de arranhões e mordidas por cães do Exército.

Outros homens também descreveram terem sido eletrocutados, atacados por cães, encharcados com água fria, privados de comida e água, privados de sono e submetidos a música alta constante.

"Não pouparam ninguém. Havia meninos de 14 anos e homens de 80 anos", disse um dos homens, Moaz Muhammad Khamis Miqdad, que foi feito prisioneiro na Cidade de Gaza em dezembro e detido por mais de 30 dias.

Além de três homens feitos prisioneiros em Gaza, o MEE conversou com um homem detido em uma operação na cidade de Qalqilya, na Cisjordânia, que disse ter sido vendado, despido e pendurado pelos braços durante interrogatórios nos quais foi repetidamente espancado e queimado com cigarros.

Ele também descreveu ter sido mantido por dias em condições congelantes em que não lhe era permitido dormir e de um soldado urinando em uma garrafa e entregando-a a ele depois de ter pedido água.

Todos os quatro homens descreveram terem sido forçados a se despir e serem constantemente espancados e abusados por soldados israelenses durante suas detenções de semanas.

O MEE também conversou com vários outros ex-detentos que também descreveram experiências semelhantes às dos homens desta história.

Seus relatos de tortura e abuso seguem alegações semelhantes feitas por monitores de direitos humanos.

A condução de Israel na sua guerra contra o Hamas em Gaza já é alvo de um processo do Tribunal Internacional de Justiça, no qual é acusado de genocídio e de uma investigação de crimes de guerra em curso pelo Tribunal Penal Internacional.

Na semana passada, detalhes de uma investigação inédita da Unrwa, a agência da ONU para refugiados palestinos, alegando abuso de centenas de prisioneiros palestinos detidos durante a guerra em Gaza foram relatados pelo New York Times.

Muitos desses detalhes parecem consistentes com os depoimentos de ex-detentos que falaram com o MEE.

Na quinta-feira, o Haaretz informou que pelo menos 27 detidos de Gaza morreram em instalações militares israelenses desde o início da guerra. Segundo o órgão, algumas das mortes ocorreram na base militar de Sde Teiman, no sul de Israel, e na base de Anatot, na Cisjordânia.

Na sexta-feira, Alice Jill Edwards, relatora especial da ONU sobre tortura, disse que estava investigando alegações de tortura e maus-tratos a detidos palestinos por Israel e estava em negociações com as autoridades israelenses para visitar o país em uma missão de apuração de fatos.

Ramy Abdu, presidente do Euro-Med Human Rights Monitor, que também compilou relatos de tortura sob custódia, disse que os testemunhos de palestinos libertados da detenção israelense são "profundamente perturbadores".

Abdu disse ao MEE: "Esses testemunhos revelam um padrão sistemático de abuso, incluindo revistas forçadas, assédio sexual, ameaças de estupro, espancamentos graves, ataques de cães e negação de necessidades como comida, água e acesso a instalações sanitárias. Esses atos não apenas infligem dor física, mas também deixam cicatrizes psicológicas duradouras nas vítimas.

"O uso de táticas tão brutais, particularmente contra grupos vulneráveis como mulheres, crianças e idosos, é repreensível e constitui uma violação grosseira da dignidade humana e do direito internacional."

Miriam Azem, advogada associada da Adalah, uma organização palestina de direitos humanos, disse que relatos de "tortura generalizada e maus-tratos" infligidos a detidos palestinos sob custódia israelense exigem uma intervenção internacional imediata.

"Centenas de palestinos de Gaza permanecem incomunicáveis, seu paradeiro é desconhecido. A urgência do momento actual exige não só atenção, mas intervenção imediata e decidida da comunidade internacional. Qualquer falha em intervir representa uma grave ameaça às vidas palestinas", disse Azem ao MEE.

O exército israelense não havia respondido ao pedido de comentário do MEE até o momento da publicação. Em resposta às alegações sobre os maus-tratos aos detidos, a organização disse que tal conduta "viola os valores das IDF e contraria as ordens das IDF, sendo, portanto, absolutamente proibida".

A organização disse que seus soldados agem "de acordo com o direito israelense e internacional para proteger os direitos dos detidos". Disse que todas as mortes sob custódia militar israelense estão sendo investigadas, e que alguns dos que morreram tinham condições médicas ou ferimentos pré-existentes.

'Me colocaram de joelhos de frente para a parede'


Naeem Youssef Salem Abu Al-Hassan, um jovem de 19 anos de Jabalia, norte de Gaza, disse ao MEE que foi detido com outros jovens de 18 a 25 anos depois que os residentes restantes receberam ordens das forças israelenses para deixar a cidade em 27 de dezembro de 2023.

Até então, disse ele, ele e sua família haviam sofrido semanas de ataques aéreos, ataques de tanques e incêndios de franco-atiradores que destruíram grande parte do bairro e mataram vários de seus parentes.

Logo depois, disse Hassan, soldados israelenses pediram que ele identificasse dois corpos na rua que, segundo eles, eram combatentes.

Hassan disse que não sabia as identidades dos corpos e não tinha ligações com os combatentes.

"Eles não acreditaram em mim e insistiram para que eu os reconhecesse, caso contrário atirariam em mim e me deixariam ao lado dos corpos. Eu não sabia o que dizer. Depois me colocaram de joelhos de frente para a parede."

Hassan disse que os soldados o chutaram e o chamaram de mentiroso. Ele foi algemado, vendado e arrastado para uma casa próxima, onde outros detentos também estavam detidos.

"Um soldado estava fumando um cigarro e tentando me queimar no rosto. Eu disse a ele que não aguento, então ele começou a me bater e chutar", contou.

Naquela noite, os homens foram cercados e levados para a rua onde, segundo Hassan, foram cercados por soldados e tanques. Buracos profundos foram cavados na rua e um soldado começou a empurrá-lo em direção a um dos buracos.

"Eu senti, é isso, ele definitivamente vai me matar agora. Este provavelmente será meu último suspiro", disse.

Em vez disso, os homens foram carregados em caminhões. Eles foram conduzidos por várias horas, enquanto eram amaldiçoados, chutados e espancados pelos soldados que os guardavam. Em seguida, eles foram deslocados para outro veículo e conduziram mais um pouco, ainda sendo espancados.

Por fim, eles foram deixados em um local desconhecido. Cinco soldados entraram na sala onde estavam detidos e continuaram a agredi-los.

Esse padrão de se locomover em veículos entre diferentes locais, ao mesmo tempo em que era submetido a espancamentos, continuou ao longo de vários dias.

Por fim, os homens chegaram a um local onde foram obrigados a se ajoelhar no chão, ainda contidos com algemas e com os olhos vendados.

"Todos nós ficamos assim por 37 dias... quase nus no frio escaldante, nossos corpos exaustos, nossas almas se afastando. A comida mal era suficiente para mantê-lo vivo", disse Hassan.

Quando os homens tentaram reclamar das condições de sua detenção, seus captores trouxeram soldados com cães.

"Eles soltaram na gente. Os cães atacavam-nos, arranhando-nos, enquanto o comandante continuava a bater-nos com total brutalidade."

A cada poucos dias, os homens eram levados para interrogatório. Hassan disse que lhe mostraram imagens de túneis e seus interrogadores perguntavam o que ele sabia sobre eles.

"Sempre que eu dizia que não sabia de nada, eles me davam tapas, socos, batimentos e chutes em todo o meu corpo", disse Hassan.

"Os soldados com seu comandante faziam muito barulho... então não conseguimos dormir e permanecíamos exaustos e completamente tensos de fadiga, fome e tortura."

Uma noite, durante a madrugada, enquanto tentava descansar, Hassan foi chutado acordado por um soldado e arrastado para um ônibus com outros quatro homens. O ônibus os levou até Karm Abu Salem, a principal passagem entre Israel e o sul de Gaza, onde foram libertados.

"O comandante gritou para a gente que a gente andasse rápido, mas eu mal conseguia andar [por causa da] pancadaria e ajoelhamento e da falta de comida e sono. Os soldados começaram a correr atrás de nós para nos assustar."

Hassan disse que os homens conseguiram se arrastar para ônibus próximos da ONU que estavam esperando para buscá-los.

'Queriam que ficássemos entre a vida e a morte'


Moaz Muhammad Khamis Miqdad, de 26 anos, disse ao MEE que foi cercado sob a mira de uma arma por soldados israelenses em 21 de dezembro, enquanto se abrigava em uma escola com sua família no bairro de Sheikh Radwan, na Cidade de Gaza.

Junto com outros homens, ele foi obrigado a se despir da cueca. Eles foram então levados para uma mesquita próxima, onde suas mãos foram amarradas atrás das costas e eles foram obrigados a se ajoelhar.

"Em seguida, eles nos jogaram em um caminhão, onde mais soldados e forças de segurança nos atacaram com espancamentos e xingamentos maciços", lembrou Miqdad.

O caminhão os levou para um centro de detenção, onde as agressões continuaram incansavelmente.

"Eles nos torturaram por horas, nos borrifando com água fria enquanto estávamos quase nus. Eles estavam determinados a nos torturar e nos quebrar."

Por fim, um a um, os homens foram levados para uma sala de interrogatório onde, segundo Miqdad, a tortura piorou.

"Os soldados perguntaram onde eu estava no dia 7 de outubro e o que eu fiz. Disse-lhes que não tinha nada a ver com os acontecimentos de 7 de Outubro, mas eles não se importaram. Eles me atacaram com socos e chutes ainda mais excessivos, e desta vez com suas armas também."

Machucados e sangrando, os homens foram colocados em outro caminhão e levados para uma câmara escura e fria.

"Eu estava nua, com frio, espancada, faminta, exausta e completamente esgotada. Se algum prisioneiro adormecesse, os soldados batiam-lhe violentamente na cabeça ou no peito para o manter acordado. Queriam que ficássemos entre a vida e a morte."

Depois de alguns dias, os homens foram colocados em um ônibus, desta vez com cerca de 50 outros presos. Quando o ônibus os levou para um centro de detenção em outra área, eles foram espancados por soldados, desta vez armados com barras de ferro.

"Se alguém gritasse de dor, batia nele ainda mais", disse Miqdad.

Depois de duas semanas detido, Miqdad disse que foi autorizado a tomar banho. Mas mesmo isso corria o risco de incorrer em uma surra humilhante.

"O tempo de banho foi limitado a quatro minutos. Eu tinha medo de tirar a cueca e nunca mais tê-la de volta. Se você estivesse um segundo atrasado no chuveiro, os soldados o amarrariam a barras de metal e o espancariam por quatro horas. Soldados e comandantes vinham e batiam em você com suas armas, barras de metal e botas."

À noite, os detidos foram forçados a dormir nus, sem nenhuma cobertura no chão do que Miqdad disse que parecia ser um quartel do exército. Música alta tocava em volume máximo.

Durante um interrogatório, Miqdad disse que foi questionado por que havia permanecido na Cidade de Gaza, em vez de ir para o sul, como Israel havia dito aos moradores para fazer. Ele disse que disse a eles que não tinha dinheiro para fazer a viagem.

"Eles não gostaram da minha resposta. Mandaram-me de volta para a sala escura da prisão, com os olhos vendados. Estávamos proibidos de fazer qualquer movimento ou gesto. Se tentássemos ajustar a venda para enxugar nossas lágrimas e sangue, os soldados enlouqueceriam, gritando conosco e nos espancando loucamente."

Após o interrogatório, Miqdad disse que foi colocado em uma cadeira.

"Eles colocaram faixas elétricas em todo o meu corpo e me eletrocutaram com choques poderosos até a minha cabeça."

Depois de vários dias deste tratamento, Miqdad foi informado de que estava sendo transferido. Ele foi vendado e colocado em um ônibus. Muitos dos outros homens no ônibus estavam doentes e idosos, disse ele.

O ônibus passou por um tempo e depois parou.

"Eles nos expulsaram e ameaçaram atirar e matar qualquer um que saísse da linha, ou olhasse para trás, ou tentasse ajudar uns aos outros."

"Um jovem estava totalmente paralisado pelas duras condições, então eu o carreguei, apesar de mal conseguir me carregar. Os soldados me viram e começaram a gritar e atirar, mas eu não me importei, apenas continuei andando e não olhei para trás. Nesses momentos ele não era pesado."

'Você acha que vai morrer mil vezes'


Omar Mahmoud Abdel Qader Samoud também foi forçado a buscar refúgio em uma escola com membros de sua família depois que sua casa foi destruída por um ataque aéreo em 14 de novembro.

Depois de várias semanas, soldados israelenses chegaram à escola e detiveram Samoud, sua esposa e seus filhos, incluindo seu filho de dois anos.

"Eles nos algemaram, nos vendaram os olhos e nos levaram para uma colina próxima", disse Samoud.

"Tanques estavam vagando ao nosso redor, criando uma cena mortal de horror e medo. Nesses momentos você acha que vai morrer mil vezes".

Samoud disse que permaneceu vendado e algemado durante todos os 42 dias de sua detenção, mal recebendo comida suficiente para sobreviver.

"Os soldados nos obrigaram a nos ajoelhar por 24 horas. Eles invadiam o quartel onde éramos mantidos como reféns, faziam muito barulho com suas barras de ferro, chutando e quebrando tudo.

"A temperatura estava congelando, pois [a célula] era feita de ferro, muito semelhante às gaiolas usadas para animais... O objetivo dos soldados era nos torturar, nos quebrar, nos mostrar quem é o chefe, e que nossas vidas dependiam deles."

Os prisioneiros que levantaram a cabeça corriam o risco de serem enviados para a "sala fantasma", disse Samoud.

"Você se torna um fantasma, invisível e inaudível", disse ele. "Eles amarram suas mãos e pernas, proíbem você de ir ao banheiro. Eles te negam água e comida e te deixam assim por alguns dias".

Outra sala era conhecida como "disko".

"Um soldado me arrastou no chão, nu e algemado e me colocou em um pedaço de tapete", lembrou Samoud.

"Os soldados jogaram água gelada em mim e colocaram um ventilador na minha frente. Eles me deixavam por alguns dias, sem comida, água ou a possibilidade de me levantar e ir ao banheiro. Eu urinava em mim mesmo e implorava por misericórdia, mas eles não se importaram.

"Os soldados me chutavam em todas as partes do meu corpo. Imagine-se nu, algemado no chão com cinco ou seis soldados chutando você com suas botas, atingindo-o com armas e bastões.

"Aí me pediram para sentar. Como eu poderia me sentar? Quando eu não conseguia seguir as ordens deles, eles me batiam ainda mais. Eles me esmagaram completamente. Pensei que esse pesadelo nunca iria acabar."

Às vezes, os soldados soltavam cães nos homens cativos enquanto eram forçados a se deitar de bruços no chão, ainda algemados e com os olhos vendados.

"Os soldados fechavam a porta e deixavam os cães nos torturarem pelas próximas duas ou três horas", disse Samoud. Ele disse que também foi submetido a choques elétricos.

Durante os interrogatórios, os detidos foram contidos em suas cadeiras por grampos nos braços e nas pernas. Às vezes, essas sessões duravam das 9h à meia-noite, e em uma dessas Samoud disse que seus dedos dos pés haviam sido quebrados.

"Parte da técnica de tortura foi quebrar os grampos enquanto eles ainda estão em suas pernas. [O interrogador] veio retirá-los, mas começou a bater neles tão ferozmente que eu gritei de dor. Meus dedos estavam quebrando, mas ele continuava batendo neles. A dor era insuportável.

"Eles me deixaram assim, meus dedos quebrados e ensanguentados por 20 dias, deitado como um tapete. Perdi mais de 25 quilos enquanto era mantido refém e não consigo andar por causa da tortura."

"Todos foram brutalizados, torturados e humilhados"


Ali Nayef Muhammad Al-Masry, de 34 anos, estava entre um grupo de homens detidos durante um ataque noturno das forças israelenses na cidade de Qalqilya, no norte da Cisjordânia, em janeiro.

Masry, que é de Gaza, e os outros homens já haviam trabalhado em Israel, mas foram deslocados para Qalqilya quando suas autorizações de trabalho foram retiradas no início da guerra.

Após uma invasão do exército ao prédio onde estavam hospedados, os homens foram vendados, algemados e arrastados para um espaço ao lado da cerca que separa a Cisjordânia de Israel.

"Eles nos mantiveram lá por cerca de um mês. Éramos trabalhadores, mas também havia pessoas doentes, pessoas com cancro, algumas delas idosas. Todos foram brutalizados, torturados e humilhados. Não havia consideração pela vida humana", disse Masry.

Um dia, Masry estava entre os 10 homens separados por soldados do resto dos detidos. Os homens foram obrigados a se despir e se ajoelhar junto à cerca.

"Um comandante do Exército veio e travou uma guerra psicológica contra nós. Ele gritou para sua unidade: 'Matem todos, cada um deles'. Então os soldados começaram a atirar e ouvimos munição real ao nosso redor. Eu não tinha ideia se estava morto ou vivo."

Os homens foram levados para uma sala para interrogatório.

"A primeira pergunta foi: 'Quem você conhece?'. E ele me mostrou fotos do meu bairro. Se ele não gostasse das minhas respostas, me enforcava pelos braços, ainda algemado. Meu interrogatório durou 10 dias. Todo esse tempo, eu não sabia quando era dia e quando era noite. Eu estava congelando o tempo todo. Nu, congelando e algemado."

Outras vezes, disse Masry, seu interrogador queimava cigarros em sua pele e o chutava. Ele foi obrigado a sentar em uma cadeira que deu choques elétricos e foi impedido de dormir.

"Os soldados e seu comandante eram monstros. Quando eu pedia água, o soldado ria, ia para o canto, urinava em uma garrafa plástica e trazia para eu beber. Quando eu recusava, ele jogava tudo em mim."

Depois de várias semanas, Masry e os outros homens foram algemados e vendados, colocados em um caminhão do exército e conduzidos por seis horas até Karm Abu Salem.

"Antes de nos soltarem, nos despiram novamente e levaram nossas roupas. Quando nos deixaram, havia 55 detentos do sexo masculino e seis do sexo feminino. Eles nos fizeram caminhar para o norte e depois de caminhar uma longa distância os soldados começaram a atirar em nós.

"Mais tarde, soubemos que as seis mulheres tinham sido raptadas de dentro de Gaza e foram mantidas reféns durante três meses. Não sabíamos nada sobre eles."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem